São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Minha Casa, Minha Vida vira programa do PSDB em Piracicaba

Cidade paulista foi a que mais deu votos a José Serra no 1º turno, proporcionalmente

FERNANDO CANZIAN
ENVIADO A PIRACICABA (SP)

As três filhas de Maria das Dores (e a própria) votaram em José Serra (PSDB) no primeiro turno. A nora também. Todas devem repetir o voto no próximo dia 31.
Das 5 mulheres, 3 recebem dinheiro do Bolsa Família em Piracicaba, cidade de porte médio (370 mil habitantes) que mais deu votos a Serra, proporcionalmente, no primeiro turno.
A filha mais nova, Gilda, 22, votará no tucano porque, acredita, poderá ser contemplada com uma moradia do Minha Casa, Minha Vida.
Detalhe: o programa é uma das vitrines do governo Lula e do PT de Dilma Rousseff. Assim como o Bolsa Família, fortemente ampliado pelo governo federal.
Maria das Dores, 53, está inscrita em programas de casas populares da Emdhap (municipal) e do CDHU (estadual) desde 2007. Ambos são administrados pelo PSDB.
Mas a família vive há anos amontoada em um barraco na favela Cantagalo, uma das maiores da cidade.
Em Piracicaba, até o presidente do PT, José Maria Teixeira, concorda: "É um verdadeiro ninho de tucanos".
Teixeira diz que o partido se recompõe de "diatribes passadas". Daí a confusão na cabeça dos eleitores sobre autorias de programas sociais e do impulso à economia. "Não soubemos trabalhar isso direito", reconhece.
Em 2008, o PT sofreu um massacre na cidade: o tucano Barjas Negri (ex-braço direito de Serra na Saúde) foi reeleito no primeiro turno com 88% dos votos válidos. Dos 16 vereadores eleitos, 15 saíram de sua coligação.
No primeiro turno deste ano, Serra recebeu 50% dos votos válidos, quase o dobro dos 26% de Dilma Rousseff.

BONS INDICADORES
Piracicaba fica a 160 km de São Paulo e possui indicadores socioeconômicos superiores à média do Estado mais rico do país.
Tudo o que Serra mais promete (Etec, Fatec, AME, Poupatempo) já existe na cidade. A região é ainda um grande polo produtor de etanol e tem centenas de indústrias.
Entre as maiores, a Dedini (equipamentos para a indústria sucroalcooleira), Caterpilar e Case, de máquinas agrícolas e tratores. A Hyundai está se instalando.
Para Jorge Aversa, vice-presidente da Acipi (associação de empresas locais), é "o bom relacionamento com o governo do Estado" o que explica a "tucanização" de Piracicaba. "Isso garante a prosperidade da cidade."
Os tucanos comandam o Estado há 16 anos (serão 20 com a eleição de Geraldo Alckmin). Em Piracicaba, eles se mantiveram no poder em 13 dos últimos 21 anos.
O prefeito Negri lista como prioridades de sua gestão a urbanização (asfaltamento e serviços básicos) de 15 favelas, a construção de moradias populares e um programa de saneamento que deve tratar 70% do esgoto da cidade até meados de 2011.
João Rando, 65, diz que Negri "fez muito". Por isso votará em Serra. Áurea, sua mulher, é professora e diz que, quando governador, Serra não cumpriu promessa de reajuste à categoria.
Agora, quer puni-lo não votando no PSDB. Mas também não quer Dilma. Anulará o voto daqui a 14 dias.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.