São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Partidos duelam por indicações na cúpula do BB

LEONARDO SOUZA
DE BRASÍLIA

Uma disputa por cargos na cúpula do Banco do Brasil divide hoje diferentes alas de PT, PMDB e até mesmo PDT.
De um lado, Aldemir Bendine tenta se manter na presidência com o apoio do ministro Guido Mantega (Fazenda). De outro, o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e o governador Jaques Wagner (Bahia) defendem um novo presidente para a instituição.
Correndo por fora, os ex-ministros Luiz Dulci e Patrus Ananias apoiam o atual vice-presidente de Gestão de Pessoas, Robson Rocha, ligado ao PT de Minas Gerais.
PMDB e PDT duelam na raia abaixo. Com a aprovação do salário mínimo de R$ 545, os peemedebistas praticamente garantiram a nomeação do vice-presidente de Agronegócios. A sigla votou em peso com o governo.
Já o PDT, que também queria Agronegócios ou a vice-presidência de Governo, não deve levar nada por enquanto. Nove de seus deputados votaram contra o mínimo.
O principal nome do partido é o do ex-senador Osmar Dias, que perdeu a disputa pelo governo do Paraná.
Dilma esperava a votação do mínimo para definir nomeações no BB. Ontem, o banco anunciou lucro líquido de R$ 11,7 bilhões em 2010. O resultado fortaleceu Bendine para ficar no cargo.
Segundo a Folha apurou, contudo, o grupo do ministro Palocci entende que o BB deveria ter uma agenda mais voltada aos planos do governo, como o financiamento para pequenas empresas.
Palocci e Wagner têm simpatia pelo vice-presidente de Tecnologia, Geraldo Afonso Dezena, que foi superintendente na BA e teve cargo de chefia em Ribeirão Preto, onde Palocci foi prefeito.
Para a vice-presidência de Agronegócios, o PMDB deve indicar o ex-governador Orlando Pessuti (PR), apoiado pelo vice-presidente Michel Temer. O partido também quer a vice-presidência de Governo, com Ricardo Oliveira, homem de confiança de Bendine. Se o atual presidente continuar no cargo, Oliveira também deve permanecer.


Texto Anterior: Governo retribui apoio do PMDB com cargos na Caixa
Próximo Texto: Análise/Salário Mínimo: Decisão reduz incertezas sobre ajuste fiscal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.