São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

PT busca fusão de Dilma com Lula, PSDB derrapa

NELSON DE SÁ
COLUNISTA DA FOLHA

Como primeiro capítulo de novela ou "teaser" de filme hollywoodiano, os programas de Dilma Rousseff gastaram à vontade, com imagem em película e uma edição ao detalhe. Esta abordou temas de risco, como o período em que foi "presa", ficou na "cadeia", expressões usadas para impacto e construção de personagem. Não faltou nem o "ex-marido".
Na construção da personagem, principalmente à tarde, cenas recorrentes mostraram o percurso de caminhos, como uma estrada. À noite, em superprodução, um voo partiu do Chuí com Dilma para o rio Madeira com Lula -e o resto dos dez minutos seguiu na mesma viagem.
Lula entrou poucas vezes à tarde, como escada, não protagonista. À noite, com a edição em ritmo acelerado, o programa buscou uma fusão de Dilma com Lula.
À tarde, em nenhum depoimento foi possível perceber o teleprompter, a começar de Dilma. À noite, pelo contrário, o texto foi controlado e expresso sem trégua, como se Dilma e Lula fossem um só, em edição que de início causou estranheza.
José Serra, por outro lado, denunciou o que parecia teleprompter em boa parte de suas entradas à tarde. E o efeito não foi de naturalidade. A edição carregou no esforço de torná-lo popular, falando da "casinha num bairro operário" ou mudando o nome para "Zé" -como se viu na campanha anterior, sem sucesso, com o "Geraldo" de Alckmin.
À noite, seu discurso foi menos empostado, sem leitura aparente, e um jingle com imagens genéricas tomou o lugar de uma favela de cenografia, mal construída e editada, que havia aproximado o programa do desastre, à tarde. E o tema foi quase único, saúde.
Mas a inadequação de Serra no palco eleitoral se mostrou incontornável. No dizer da "Economist", antecipando-se à sua "apresentação", "ele aparenta ser insípido, exceto quando sorri, quando parece assustador".


Texto Anterior: Na TV, Dilma se apoia em Lula, e Serra foca saúde
Próximo Texto: Elio Gaspari: O modelo "Serra Palin" emborcou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.