São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

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Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

"Coisa de baiano"

O blog de Ricardo Noblat avaliou que o primeiro horário eleitoral, à tarde, apresentou "uma Dilma suave e até capaz de se emocionar". Centro do programa, "ganhou luz própria". Já Serra "teve a ideia infeliz de montar uma favela" que "lembrou as chanchadas da Atlântida". Em suma, "Dilma deu um banho".
À noite, "Dilma perdeu a naturalidade", mas "deve ter consolidado e atraído mais votos, por causa de Lula", que foi "a estrela". Serra "melhorou", trocou de jingle, "mas não deixou de ser mais do mesmo". Em suma, "os paulistas não são bons de marketing, sua criatividade é limitada". E "marketing político é coisa de baiano", como João Santana, de Dilma.




"By Duda"
Marcelo Coelho, na Folha.com, destacou a entrada no ar do videoblog do ex-marqueteiro de Lula, com seu cardápio dos "candidatos Duda Mendonça". Em suma, "o que vemos é incrível, a publicidade da publicidade, os candidatos parecem instrumentos de Duda, e não o contrário". Um fato "a desvelar ainda mais explicitamente o jogo do cinismo e da manipulação".

Não é piada
No alto das buscas de Brasil pelo Google News, despacho da Associated Press trazia o enunciado "Sem piada: Brasil proíbe a paródia eleitoral". Informa que os comediantes brasileiros planejaram até protesto "pelo direito de ridicularizar". Ecoou por sites mundo afora, com a home da "Foreign Policy" chamando para texto em que, com foto de Dilma, pede piadas.

NOS TELEJORNAIS
Ontem na escalada do "Jornal Nacional", "Na série sobre as preocupações dos cidadãos: Por que a saúde é a maior de todas?". Na longa reportagem, "o governo relata avanços, mas 41% dos cidadãos escolheram a área como a que mais preocupa". Por outro lado, no "Jornal da Band" e depois manchete dos portais, "aumenta para 16 pontos a vantagem" de Dilma sobre Serra, que "caiu para 29%" das intenções de voto. Pela primeira vez, abaixo de 30.

ALIANÇA PARA O PROGRESSO?
Em meio à campanha eleitoral polarizada em torno da construção de uma mesquita em Nova York, com os democratas se dividindo ainda mais, o governador do Novo México, o democrata Bill Richardson, maior liderança hispânica nos EUA, escreveu no "Washington Post" em defesa de uma reaproximação do país com a América Latina e seus imigrantes. Fala em nova lei de imigração, ações de abertura para Cuba, uma maior importação do etanol do Brasil -e até no lançamento de uma nova Aliança para o Progresso, "modelada na visão de John Kennedy para o hemisfério". Não ecoou em parte nenhuma.

jpost.com
ATACAR?
Manchete no Drudge Report, com "Jerusalem Post", "Israel tem 'dias' para atacar o Irã", pois "Obama não vai". É quando a Rússia vai ligar um reator

PER CAPITA, NÃO
Com atraso em relação a "Wall Street Journal" e outros, o estatal "China Daily" deu manchete ontem para a China como segunda maior economia, mas sublinhando que segue bem atrás em "PIB per capita".
Por outro lado, a "Fortune" entrou em cena respondendo à previsão de que a China passa os EUA em 2030. No enunciado, "Talvez não". Admite que, com população jovem, o país só tem a crescer. Mas o custo do crescimento é grande e, mesmo que passe os EUA, deve continuar atrás em "PIB per capita".


Chongqing, "a Chicago do Yangtze" para a "Foreign Policy"

O SÉCULO DE CHONGQING
Dias atrás, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, deu longa entrevista ao "China Daily" e saiu descrevendo sua visita a Pequim e Xangai, sobretudo esta última, onde ele viu "obras de qualidade excepcional".
E a "Foreign Policy" dedica a nova edição às metrópoles, dizendo que "o século 21 não será dominado por América ou China, Brasil ou Índia, mas pela cidade". Postou uma lista das mais "globais", destacando "a ascensão asiática". Em especial, "a maior cidade de que você nunca ouviu falar" -Chongqing, cuja economia voltada ao mercado interno vive "boom".



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