São Paulo, sábado, 19 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Legenda defende a adoção do voto distrital

DE SÃO PAULO

Foi em um restaurante no centro de São Paulo que o prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos fizeram as últimas alterações no estatuto do PSD (Partido Social Democrático), sigla que será criada por eles.
O documento explicita o caráter liberal do partido, mas Kassab procura manter certa ambiguidade ideológica ao trazer o termo "social" para o nome da sigla.
O repórter fotográfico da Folha Luiz Carlos Murauskas flagrou o encontro dos dois políticos. Kassab escolheu um restaurante que frequenta desde a infância para selar uma nova etapa de seu destino político.
O estatuto do PSD defende uma pauta liberal. Exalta o direito à propriedade privada e à segurança jurídica, por exemplo.
O documento também prega a reforma política e apresenta o voto distrital como a melhor forma de o cidadão "acompanhar e fiscalizar a atuação dos políticos".
Nesse modelo eleitoral, cada Estado é divido em pequenas regiões, chamadas de distritos. Cada uma delas elege um deputado, o mais votado. Juntos, os eleitos pelos distritos formariam as bancadas estaduais.
O novo partido será oficialmente apresentado a São Paulo na segunda-feira. O estatuto será lido em uma cerimônia na Assembleia Legislativa. A partir daí, Kassab e seus aliados darão início a uma série de formalidades.
Para registrar o PSD, Kassab terá que apresentar cerca de 490 mil assinaturas favoráveis à nova agremiação -equivalente a 0,5% do número de eleitores do país.
Elas precisam ser recolhidas em pelo menos nove Estados, sendo que em todos eles pelo menos 0,1% dos eleitores têm que endossar o documento. No Acre, por exemplo, são necessárias 344 assinaturas. (DL)


Texto Anterior: Kassab lança novo partido com apoio em 9 Estados
Próximo Texto: Saiba mais: PSD foi o maior partido do país até o golpe de 64
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.