São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso vai ter de assumir parte de ônus de reajuste, diz Lula

Para ele, congressistas devem pagar pelo aumento a aposentados, pois o aprovaram

DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou para o Congresso parte da responsabilidade do ajuste do Orçamento necessário para suportar o reajuste de 7,7% concedido aos aposentados que ganham mais do que um salário mínimo e sinalizou com o corte de emendas parlamentares.
"Só sancionei [o aumento] porque os ministros da Fazenda e do Planejamento acertaram comigo um corte no Orçamento equivalente ao custo do aumento do salário [dos aposentados], inclusive corte de emendas parlamentares. Já que eles [congressistas] aprovaram, têm de pagar um pouco do aumento", disse Lula, em discurso durante a inauguração da siderúrgica CSA, no Rio.
Lula disse ainda que "neste momento" -ou seja, no período eleitoral- não quer emitir "nenhum sinal de irresponsabilidade" fiscal.
Anteontem, o presidente havia dito que o reajuste concedido para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo não "empobrecerá" o Brasil.
Aprovado pelo Congresso e superior ao defendido pelo governo (7%), o índice de 7,7% foi criticado pela equipe econômica e pelo próprio Lula, que depois mudou de opinião e o sancionou.
Ainda em seu discurso, Lula voltou a falar da crise econômica europeia. Afirmou que ela ainda não atingiu proporções globais e que foi provocada por um sistema financeiro "apodrecido" nos países ricos. "A crise hoje é uma crise europeia. [Provocada pela] demora de tomada de decisão", disse.
"O sistema financeiro está apodrecido no mundo rico", completou. Segundo o presidente, a regulação do sistema financeiro brasileiro "deveria servir de exemplo aos países desenvolvidos".
Para Lula, se a Europa tivessem agido mais rapidamente na Grécia, a crise não teria se espalhado para Portugal, Itália e Espanha.


Texto Anterior: Presidente 40/Eleições 2010: Dado sigiloso de dossiê saiu da Receita
Próximo Texto: Foco: Presidente recebe ministros para último arraial no Torto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.