São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maldição ronda ministros que Dilma herdou do ex-presidente

DE BRASÍLIA

A vida não anda fácil para a maior parte dos representantes lulistas herdados pela presidente Dilma Rousseff.
Há poucos dias, o mais forte deles, Antonio Palocci, tombou após cinco meses na metafórica, e meteórica, função de primeiro-ministro.
Fernando Haddad, titular da Educação e aposta do ex-presidente para disputar pelo PT a Prefeitura de São Paulo, admite internamente tentar a sorte fora da pasta.
Entrou na berlinda com polêmicas sobre livros didáticos e foi desautorizado a distribuir o kit anti-homofobia no auge da crise.
O "inferno astral" atingiu também integrantes de outros partidos. Carlos Lupi, pedetista à frente do Trabalho, não entregou todos os votos da sigla em apoio ao salário mínimo de R$ 545. Durante a crise, dois senadores da sigla assinaram pedido de CPI.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, principal peemedebista de Lula, perdeu atribuições e orçamento. Tem dito a interlocutores que pretende antecipar seu desembarque do governo.
A crise expôs outro peemedebista: Wagner Rossi, titular da Agricultura, foi citado na acalorada conversa entre o vice Michel Temer e o então titular da Casa Civil.
Em nome da presidente, Palocci ameaçara por telefone tomar a pasta do PMDB após a sigla votar contra o governo no Código Florestal. O então ministro teria ouvido da boca do vice: "Fique com esse ministério de merda". Temer nega o verbete.
Também do PMDB, Edison Lobão perdeu prestígio nas Minas e Energia: não emplacou nomeações importantes, determinadas por Dilma.
Outras figuras influentes com Lula parecem ter perdido a ribalta. Dilma comenta que Miriam Belchior, afundada em trabalho no Planejamento, anda "apagada". O sumiço de Marco Aurélio Garcia, assessor em política externa, também é notado.
Mas há avaliações positivas. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), o mais lulista de todos, cresceu na crise. Fez a ponte do governo com o PT e ajudou a blindar a presidente. (NATUZA NERY)


Texto Anterior: Petista sai em defesa do prefeito de Campinas
Próximo Texto: Presidente está satisfeita com time feminino
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.