São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

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PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Estreia na TV abre crise na campanha de Marina

Programa foi "desastre ecológico", afirma coordenador Alfredo Sirkis

Críticas geram mal-estar na cúpula verde; vice cobra mudanças e reconhece que senadora precisa aparecer mais


BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

O programa de estreia de Marina Silva no horário eleitoral gratuito abriu uma crise no PV. Coordenador da campanha no Rio, o presidente regional do partido, Alfredo Sirkis, definiu a peça como um "desastre ecológico".
Ele cobrou mudanças publicamente, em seu blog. "Não estamos numa situação que nos permita cometer erros básicos de comunicação política", escreveu Sirkis, que coordenou a campanha nacional até junho.
O vice Guilheme Leal admitiu a repercussão negativa e defendeu alterações na linha da propaganda. A estreia exibiu imagens ecológicas e limitou a aparição da senadora a quatro segundos. Para o empresário, a imagem de Marina precisa ser mais usada a partir de hoje, no segundo dia de campanha presidencial na TV. "Foi só um start", justificou, referindo-se à estreia.
Na avaliação de Sirkis, a peça inicial fez a candidata encolher diante dos adversários Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que já têm mais tempo no ar.
"Nos ananicamos por um dia. Fizemos pés de chumbo para os dois grandes", disse.
"Como puderam escondê-la no programa de estreia? Como concordar com isso?" Ele também criticou a insistência no tema ambiental, no momento em que Marina tenta exibir conhecimento sobre outros assuntos, como educação e segurança.
A peça seria "um bom documentário para o National Geographic", mas "jamais um programa inicial", disse. Na saída do debate Folha/UOL, a presidenciável tentou atenuar as críticas: "Apareci pouco para mostrar o tamanho do problema".

Colaborou BRENO COSTA, de São Paulo



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