São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

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PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Marqueteiro pede a Serra que baixe o tom

Faltando cerca de 30 minutos para o fim do debate, Gonzalez recomenda a tucano que amenize ataques a Dilma

Publicitário do PT faz elogios ao desempenho de Marina, que recebeu conselhos de sua equipe dos tempos de governo

DE SÃO PAULO

No intervalo do quarto para o quinto bloco do debate, o assessor de comunicação de José Serra (PSDB), Marcio Aith, passa o celular para o candidato. Na linha, está o marqueteiro Luiz Gonzalez, que acompanha à distância o desempenho de seu cliente.
A recomendação, já na reta final do confronto, é clara: hora de baixar o tom, já significativamente mais elevado do que o do debate na Band, semana passada.
Era o primeiro contato entre os dois. Serra seguiu o conselho, assim como a dica de sua assessoria para falar de internet, de forma a atingir o público alvo do debate.
Antes, o tucano já falara ao telefone com a mulher, Monica Serra, com a filha Verônica e com uma das netas. A todos, perguntou: "Como você acha que eu fui?".
Os conselhos que se seguiam à pergunta tinham como fio condutor o tom e os gestuais de Serra. "A temperatura está boa", cochichou Felipe Sotello, assistente de Gonzalez, um bloco antes da ligação do marqueteiro.
Quanto ao conteúdo, tudo foi preparado com antecedência. Um caderno dividido em quatro guias: "Dilma", "Marina", "internautas" e "repertório", este último para "refrescar a memória" de Serra, segundo Sotello, autor do levantamento.
Na bancada, o tucano tinha ao alcance das mãos uma armadura para resistir a eventuais ofensivas nas perguntas de adversários, internautas e jornalistas.
Tratava-se de um resumo com números e tabelas sobre, entre outros temas espinhosos, enchentes em SP e a epidemia de dengue que coincidiu com sua passagem pelo Ministério da Saúde. Não precisou usar.

MARINA
Nos intervalos, Marina Silva (PV) era cercada pelo staff dos tempos do Ministério do Meio Ambiente, incorporado à campanha: João Paulo Capobianco, Tasso Azevedo e Bazileu Margarido.
O marqueteiro Paulo de Tarso Santos estava na plateia, mas não subiu ao palco em nenhum momento.
Nos bastidores, atrás do palco, quem referendava o desempenho da candidata era o marqueteiro João Santana, da rival Dilma Rousseff (PT). Em dois momentos, elogiou o desempenho da candidata verde.
O primeiro deles quando Marina lançou uma frase de efeito sobre doações de campanha: "Se não foi por amor, que seja com pudor".
"Excelente a minha candidata, não?", perguntou Capobianco, coordenador da campanha, a Santana.


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