São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

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mercado em cima da hora

Anhanguera compra a Uniban por R$ 510 mi

Aquisição é a nona feita pelo grupo desde dezembro do ano passado

Estratégia agora será de integração e deve haver pausa em aquisições, diz Alexandre Dias, presidente da empresa

GABRIEL BALDOCCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Encerrando um segundo ciclo de forte expansão por aquisições, a Anhanguera Educacional, maior grupo de educação superior do país, fechou a maior compra de sua história.
A empresa pagou R$ 510 milhões pelo grupo Uniban, de São Paulo. O valor inclui 12 unidades distribuídas na região metropolitana de São Paulo, Cascavel (PR) e São José (SC), além de três imóveis operacionais.
O negócio representa a nona aquisição da Anhanguera desde dezembro de 2010. As compras foram possíveis graças a uma oferta de ações que captou R$ 840 milhões no ano passado e fazem parte da estratégia de expansão nacional do grupo, que espera ter 1 milhão de alunos em 2015.
Com os 55 mil estudantes da Uniban, a empresa passa a ter 400 mil alunos. Destes, 100 mil vieram das aquisições deste ano.
Na primeira etapa de compras, iniciada em 2006 e alimentada pela oferta inicial de ações, em 2007, foram adicionadas cerca de 30 instituições e 150 mil alunos.
"A Uniban é estratégica para a Anhanguera e seu modelo de negócios baseado em escala", afirma Sérgio Duque Estrada, da consultoria Valor Max. Segundo ele, o negócio torna a Anhanguera uma das maiores instituições de ensino do mundo.
De acordo com o presidente da empresa, Alexandre Dias, o grupo fará agora uma pausa no ritmo de aquisições.
"Não diria que não faremos [mais aquisições]. É um foco maior agora em uma disciplina interna de integração do que na continuidade desse ciclo de aquisição", diz.
Ainda assim, ele garante manter conversas com outras instituições do setor e uma equipe de 12 pessoas focada em novas oportunidades
"O grande desafio agora vai ser a consolidação das aquisições recentes. Integrar sistemas, pessoas e currículos requer muita energia e investimentos.", diz Estrada.
Segundo ele, a fase de consolidação no ensino superior está longe de acabar. "Há ainda muitas oportunidades, sobretudo no Nordeste."
Falta à Anhanguera ter unidades nessa região, onde já disse ter elevado interesse devido ao potencial do modelo de negócios, voltado para as classes C e D em ascensão.
A compra da Uniban também tem apelo geográfico. "São Paulo é um mercado muito importante. Vínhamos nos aproximando (...) e agora ingressamos pesadamente", afirma Dias.


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