São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Questão sobre a saúde de Dilma precipitou exames

Candidata fez check-up em SP para monitorar linfoma tratado em 2009

Comando da campanha não pretendia divulgar resultados; médicos afirmam que saúde da petista é "excelente"


DE SÃO PAULO
COLUNISTA DA FOLHA

A pergunta no debate online Folha/UOL sobre a saúde de Dilma Rousseff (PT) -no ano passado, ela descobriu e tratou um linfoma (câncer linfático)- precipitou a realização de exames pela candidata à Presidência. Horas depois do debate, na noite de quarta, Dilma passou por um check-up e exames de rotina para controle da doença.
Segundo a Folha apurou, a campanha havia decidido que Dilma passaria por exames, porque sua saúde era um "tema subterrâneo" que poderia surgir durante a disputa eleitoral. A antecipação ocorreu por causa do questionamento no debate.
Ao final do evento, Dilma afirmou considerar a pergunta "um pouco deselegante".
A intenção também não era divulgar a realização dos exames, mas apenas ter os resultados positivos para o caso de a candidata ser confrontada sobre o tema.
Entretanto, a passagem da candidata do PT pelo Hospital Sírio-Libanês vazou, e decidiu-se pela divulgação da nota médica.

SAÚDE "EXCELENTE"
Segundo a equipe médica, coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o estado de saúde da candidata é considerado "excelente".
De acordo com protocolos médicos, só se pode falar em cura quando o paciente tem ausência de atividade da doença por mais de cinco anos. Dilma terminou o tratamento em setembro de 2009. No primeiro ano, é aconselhado realizar o controle a cada seis meses.
Seu último exame havia sido em março. O protocolo estabelece que a partir de setembro ela poderá realizar as revisões anualmente.
Mesmo com o tratamento precoce e de primeira linha que Dilma recebeu no ano passado, as chances de recidiva do câncer linfático são de 10% nos próximos anos.
Após esse período, caem para 2%.
(ANA FLOR, CLÁUDIA COLLUCCI e MÔNICA BERGAMO)


Texto Anterior: Assessor do PSDB fez pergunta a Serra em encontro on-line
Próximo Texto: Programa social: Dilma critica Caixa por omitir dados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.