São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Confiança da indústria é a menor desde abril de 2009

Indicador pode piorar ainda mais com a crise

DE BRASÍLIA

As turbulências nos mercados mundiais fizeram os empresários ficarem menos confiantes com os rumos da economia brasileira, aponta pesquisa divulgada ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
De acordo com a entidade, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de agosto registrou o menor nível desde abril de 2009. O indicador ficou em 56,4 pontos.
A medição varia de zero a 100. Valores acima de 50 mostram que os empresários estão confiantes e, abaixo de 50, indicam falta de confiança. No mês anterior, o índice ficou em 57,9 pontos.
A queda acende um sinal de alerta na disposição de empresários em investir.
Segundo nota divulgada pela CNI, o desempenho foi afetado, principalmente, pela piora no cenário global.
A estimativa é que a medição mostre resultados ainda piores nos próximos meses, por conta do agravamento da crise internacional.
"A situação adversa da economia mundial deve fazer com que a confiança dos empresários caia ainda mais no terceiro trimestre do ano", afirmou a confederação.

EXPECTATIVAS
Apesar de o índice de confiança ter caído, os dados mostram que, quando instigados a olhar para os próximos seis meses, os empresários se mostram otimistas.
Nesta medição, o indicador recuou de 62,7 pontos em julho para 60,7 pontos agora.
No entanto, entre 26 setores analisados, 19 apontaram queda das expectativas sobre a economia brasileira.
Os segmentos de madeira, veículos automotores e máquinas e materiais elétricos registraram expectativas inferiores a 50 pontos.
"É natural que esse otimismo sobre o futuro se mantenha. Caso contrário, as empresas fechariam as portas", assinala o documento.
O índice foi calculado com base em entrevistas com 2.347 empresas, sendo 1.200 de pequeno porte, 818 médias e 329 grandes.


Texto Anterior: Ex-combatente confirma injeção letal no Araguaia
Próximo Texto: Prévia do mês de agosto aponta para inflação maior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.