São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RANIER BRAGON (interino) - painel@uol.com.br

Caiu na rede

Sob nova direção, a Secretaria de Comunicação da Presidência vai mudar o comando do Blog do Planalto, criado em agosto de 2009 como uma espécie de "diário virtual" de Lula. O editor, Jorge Henrique Cordeiro, responsável por responder com acidez a internautas e ironizar reportagens dos principais veículos de comunicação -sempre em nome do blog-, passará o cargo ao jornalista Roberto Cordeiro.
Desde a posse de Dilma Rousseff, a página amenizou o tom, adotando uma linha mais institucional. O governo admite "mudança de linguagem", mas atribui a troca de comando à praxe administrativa.

Regional Por ordem de Dilma, a pulverização das verbas de publicidade vai continuar. De 2003 a 2010, subiram de 499 para 8.094 os veículos de comunicação que recebiam os recursos.

Vigília Inconformada com o gabinete que lhe foi destinado no Senado, Marinor Brito (PSOL-PA) avisou que pretende acampar em frente ao gabinete de José Sarney (PMDB-AP), em protesto. Ela quer espaço maior e mais perto do plenário.

Fumaça O Senado oferece em sua página um "guia do parlamentar" que contém a generosa lista de benefícios do mandato. Apesar do avanço da comunicação e de cota específica para gastos com Correios, persiste verba mensal de R$ 960 a cada um para envio de telegramas.

Volta ao mundo Pelo documento, o novo senador também é informado que terá combustível suficiente para percorrer cerca de 250 km por dia com o carro oficial.

Capital Tendo praticamente vencido as resistências partidárias à sua candidatura à presidência da Câmara, Marco Maia (PT-RS) divulgou ter recebido ontem o apoio de Paulo Skaf (PSB), presidente da Fiesp. A ala empresarial da Câmara torce o nariz ao petista por sua ligação com o sindicalismo.

Ventos Na disputa entre Marta Suplicy (PT-SP) e José Pimentel (PT-CE) pela vice-presidência do Senado, aliados da ex-prefeita contabilizam baixas nos votos que ela tinha e dizem que o adversário voltou a figurar como favorito. A escolha do partido ocorre na quinta.

Lotação Um curioso notou: a romaria de políticos no gabinete do vice-presidente Michel Temer (PMDB) é igual ou maior da que visita o articulador político do governo, Luiz Sérgio (PT).

Caneta Dilma avisou a aliados que pretende manter Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança do governo na Câmara, a despeito de pressões de alas do PT para emplacar outro nome.

Curto... O presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, descartou ontem a possibilidade de prorrogação por mais três meses do contrato com a TV Assembleia, o que ameaça o emprego de 85 funcionários da entidade que atuam na emissora do Legislativo paulista.

...circuito O tucano Barros Munhoz, que preside a Casa, estuda a hipótese de licitar o serviço de operação da TV ou promover uma contratação direta em caráter emergencial -nesse caso, a instituição favorita é a Fundap, mantida pelo governo.

In loco Reunida com dirigentes dos movimentos sociais que cobram ação do Estado na reforma agrária, a secretária de Justiça de SP, Eloísa Arruda, se disse disposta a ir ao Pontal do Paranapanema para ouvir os sem-terra e mediar conflitos do "janeiro quente".

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Nem a oposição está tratando a Dilma com tanta dureza quanto as centrais sindicais. Dá para entender?"
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre as críticas públicas de sindicalistas à postura do Planalto na negociação sobre o valor do salário mínimo em 2011.

Contraponto

Logo ali

Apesar de a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo ter como foco de atuação apenas as regiões da Grande São Paulo, Campinas e Santos, o titular da pasta, Edson Aparecido, tem recebido em seu gabinete prefeitos de várias partes do Estado, com pleitos diversos. Dias atrás, um integrante de um grupo da região de Presidente Prudente -558 a oeste da capital- sacou o seguinte argumento após ouvir o aviso sobre a limitação de atuação do órgão:
-Pedimos pela região "metropolitana" de Prudente!


Próximo Texto: Por mais emprego formal, Dilma quer cortar tributos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.