São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma será poupada por governadores

Em encontro hoje, em Aracaju (SE), representantes de Estados do Nordeste evitarão cobranças e levarão agenda genérica

Reunião será a estreia da petista nesse tipo de fórum, o que deixa os políticos curiosos sobre seu estilo de negociação

VERA MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

A presidente Dilma Rousseff terá hoje seu primeiro encontro em bloco com governadores. Ela se reunirá em Aracaju (SE) com os representantes do Nordeste, região onde teve sua maior vitória proporcional em 2010, com 70% dos votos válidos.
A votação expressiva e o fato de que a maioria dos Estados é comandada por aliados da presidente explicam a "colher de chá" que os anfitriões pretendem dar a Dilma no 11º Fórum dos Governadores do Nordeste.
A pauta é composta por temas genéricos e não há a expectativa de nenhuma cobrança mais incisiva sobre o governo federal.
Os governadores manifestam uma preocupação com os cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento, falam em obter mais recursos federais, mas preparam uma recepção festiva para Dilma.
"Nesse primeiro encontro cada um trará uma agenda mais genérica. O objetivo é alinhavar temas para o mandato todo", diz o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que sediará a reunião.
O petista admite que existe uma "ansiedade" dos governadores com os cortes anunciados. Dilma será cobrada sobre investimentos já contratados com a região, como a transposição do rio São Francisco e as obras do PAC.
Uma das principais cobranças sobre Dilma será sobre investimentos relacionados à Copa de 2014.
Estados que serão sedes do evento, como BA, CE e RN, e os que pretendem ser escolhidos como subsedes cobrarão investimentos do PAC da Mobilidade Urbana e de obras de infraestrutura.
Temas relacionados à área energética, como o pagamento de royalties de mineração e obras de energia eólica, também estão na pauta.
Mais do que os temas pontuais, no entanto, interessa aos governadores estabelecer pontes políticas com Dilma. Será a estreia dela num fórum de governadores, e há uma curiosidade sobre qual será seu estilo de negociação.


Texto Anterior: Pauta de votação: Agenda inclui discussão sobre bolsa para atletas
Próximo Texto: Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.