São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Material humano

Um dos acordos de cooperação firmados no encontro entre Dilma Rousseff e Barack Obama, anteontem, prevê o intercâmbio de cursos para alunos e professores universitários do Brasil e dos EUA. Entre os que irão e os que virão, foi fixada a meta de cem mil beneficiados nos próximos cinco anos. Trabalharam no assunto, a pedido da presidente, os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnlogia).
Na entrevista dada ao jornal "Valor", Dilma disse achar "fundamental o Brasil apostar na formação no exterior", reivindicando "parceria do governo americano em garantia de vagas nas melhores escolas".



Mala cheia Além de camisas da seleção e dos clubes do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) deu a Obama livro do artista plástico Vik Muniz, documentário sobre as UPPs e o filme "Cinco Vezes Favela".

O cara O governador e o presidente tiveram rápida conversa, da qual participou também o prefeito Eduardo Paes (PMDB), no final da visita à Cidade de Deus. Apresentado ao secretário da Segurança, José Mariano Beltrame, Obama parou por um instante e disse: "Parabéns pelo seu trabalho".

Timing Embora Obama tenha justificado seu atraso na chegada ao Palácio do Planalto, na manhã de sábado, pela necessidade de atender um telefonema relacionado à Líbia, o entorno de Dilma ficou com a impressão de que a ordem para atacar foi dada logo depois da reunião com a presidente.

Por escrito O incidente da revista aos ministros que foram assistir a um dos discursos de Obama estimula um movimento, dentro do governo, para que o GSI elabore um manual a ser utilizado para visitantes internacionais. O documento seria enviado às embaixadas.

#fail Todo mundo reclamou da comida no almoço no Itamaraty. Obama mal tocou sua fatia de picanha.

Trança Musa da posse, Marcela Temer deve fazer sua primeira aparição em evento oficial amanhã em Manaus. Dilma convidou a mulher do vice para o lançamento de campanha contra o câncer de colo de útero.

Vem pro PSD... Marco Bertaiolli, de Mogi das Cruzes, foi escalado para tentar atrair os 70 prefeitos paulistas do DEM ao novo partido de Gilberto Kassab.

...você também Para inspirar confiança, Bertaiolli assegura que a sigla estará na base de Geraldo Alckmin (PSDB) e fará coligações que garantam tempo de TV a quem postular a reeleição em 2012. O primeiro desafio será convencer Dárcy Vera, de Ribeirão Preto, inclinada a permanecer no DEM.

Espólio Os deputados federais Rodrigo Garcia e Jorge Tadeu Mudalen negociam com José Agripino e ACM Neto o comando do que restar do DEM-SP. Como a sigla detém fatia robusta do horário de TV, ainda será objeto de cobiça na eleição municipal.

Desvio de rota 1 Um mapeamento dos empréstimos fictícios firmados pela Ajufer com a Fundação Habitacional do Exército revela uma curiosa geografia: a entidade reúne juízes federais do DF e de 13 Estados, mas até 2010 todos os seus presidentes foram de Brasília.

Desvio de rota 2 A maioria dos magistrados que efetivamente tomou empréstimos da FHE também é da capital. Já os juízes que tiveram, sem saber, seus nomes utilizados em contratos fraudulentos eram de outras unidades da Federação.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em seu discurso, Obama lembrou da luta contra a ditadura brasileira. Alguém precisa contar a ele que há 13 presos por causa de sua visita, um deles menor de idade."

DO PRESIDENTE DO PSTU, JOSÉ MARIA DE ALMEIDA, sobre as pessoas que foram detidas no Rio em ato contra a vinda do presidente americano ao Brasil

contraponto

Não espalha

A certa altura do almoço oferecido a Obama no Itamaraty, Paulo Bernardo (Comunicações) aproximou-se de FHC para cumprimentar o ex-presidente.
-Como o senhor está bem!- disse o ministro.
-É, mas tem um pessoal do PT espalhando por aí que eu vou fazer 80 anos...
-Essa é a ala xiita- brincou Paulo Bernardo.
Ao lado de FHC, Nelson Jobim (Defesa) arrematou:
-Ele vai mesmo fazer 80, mas não quer dar a festa- e fez o gesto da mão fechada, em referência bem humorada à fama de pão-duro do tucano.


Próximo Texto: Brasil é exemplo para árabes, diz Obama no Rio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.