São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planejamento tira do ar portal que fazia críticas ao governo

Página da pasta foi suprimida e deve voltar com conteúdo restrito

DE SÃO PAULO

O Ministério do Planejamento tirou do ar, na sexta-feira, o portal de internet que tinha a pretensão de organizar "o conjunto da ação do governo em 53 temas que devem representar as políticas públicas de interesse nacional", como informava na página inicial do site, acessado no endereço portalspi.planejamento.gov.br.
O ministro Paulo Bernardo confirmou que o motivo da retirada do conteúdo foi a seção "reflexões críticas", na qual programas governamentais eram debatidos por técnicos da pasta.
A questão é que várias das ações do governo foram abordadas de maneira crítica, como a política de reforma agrária (apresentada como incapaz de alterar a estrutura fundiária ou a garantir a devida assistência aos assentados) ou educação, campo em que documentos ali publicados relatavam pouco avanço desde 2003.
A Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos divulgou nota oficial para rebater trechos que suscitaram polêmica -inclusive em outros ministérios.
No caso da reforma agrária, a nota diz que trata-se de uma "inflexão" no apoio aos camponeses assentados e que não diz respeito apenas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bernardo marcou para hoje uma reunião com os responsáveis pelo portal, mas já está decidido que acesso a ele, se a página voltar ao ar, terá três níveis diferentes de acesso ao conteúdo disponível: um para o público em geral, outra para a imprensa, e o terceiro destinado apenas a gestores públicos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Foco: Só 9 ministros comparecem ao último arraial sob Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.