São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Antes dos juros, deflação

Na manchete da Folha.com no meio do dia, "Inflação oficial fica negativa em prévia de julho". E da Reuters Brasil, "IPCA-15 surpreende e registra deflação" devido ao recuo no custo dos alimentos.
Antes, no "Valor" de papel, Raymundo Costa escreveu que "Lula julga encerrado o ciclo de alta dos juros". Qualquer que seja a taxa que estabelecer amanhã, "o mais importante será o Banco Central sinalizar um ciclo de alta menor que o de 2008".
O site financeiro TheStreet já postou ontem, de um consultor em Nova York, que "os dados de inflação mudaram as expectativas do mercado".




huffingtonpost.com
AGORA LÁ? Na manchete do Huffington Post, "Década perdida da América?". Diz que a retomada das vagas fechadas pode demorar até 2021. No site CNN Money, "economistas começam a falar em década perdida", não só para os empregos.

Ao ataque? O "WSJ" se perguntou ontem, em coluna, "Por que Israel ainda não bombardeou o Irã?". E a "Foreign Policy" observou que há um "pequeno boom" de imprensa em defesa de um ataque dos EUA ao Irã. Cita textos de "WP", "Time", "Jerusalem Post", e diz que "seria um desastre".
O pré-sal continua O "Washington Post" foi à Noruega para informar que, "Contra o cenário do vazamento no golfo do México, outras nações seguem em frente com a exploração em águas profundas". Fala de Brasil, Canadá, Nigéria e Angola e relata como a Noruega reage às "lições".

EMBRAER REAGE
A feira de aviões de Farnborough, na Inglaterra, está por todo lado. A CNN destaca as vendas e vê fim da crise na indústria. Ontem, manchete na BBC Brasil e destaque da Folha.com ao iG, "Embraer fecha acordo de US$ 5 bilhões para venda de até 140 aviões Embraer E-175" à companhia aérea britânica Flybe. Dos 140, 35 são "encomenda firme", noticiou o site MarketWatch, do "Wall Street Journal".

Mais 20 Fim do dia e até o "New York Times" destacou no site que a americana Air Lease, na "farra de compras", expressão da agência Reuters, havia adquirido 20 jatos da Embraer.

Só barulho Já os jatos da Bombardier, segundo enunciado da agência Canadian Press, "só estão fazendo barulho até agora em Farnborough", diferentemente da "rival Embraer".

money.cnn.com
No vídeo postado pela "Fortune", Neeleman e "sua maior aposta"

"VISIONÁRIO"
A "Fortune" perfilou o americano David Neeleman, que criou a Azul, segundo a revista, de olho na classe média ascendente -e no fato de as companhias brasileiras não "usarem aviões da Embraer", só Airbus e Boeing.
Na feira inglesa, além de mais cinco aviões Embraer, ele adquiriu 20 turboélices da italiana ATR, como informou o "Financial Times". Via agência Dow Jones, anunciou ainda um IPO, lançamento de ações, para o ano que vem.

LUXO POPULAR BRASILEIRO
A Folha deu pesquisa da consultoria Ponte, mostrando que a nova classe média gasta até 60% da renda em itens de luxo, mas busca, com isso, "ser aceita e vencer preconceitos". O blog Blue Bus avalia que "começa a surgir o conceito de Luxo Popular Brasileiro", com a busca de um "luxo do pertencimento", não o "luxo inatingível". Comenta que "um dos méritos da pesquisa é questionar a noção de que os mais pobres aspiram a ser como os mais ricos".

LUSO-BRASILEIRA?
No alto do portal iG, que é da Oi, "Portugal Telecom e Oi negociam participações recíprocas". Seriam "participações minoritárias recíprocas". Antes, no espanhol "El Economista", "PT assinou para entrar na brasileira Oi e deve vender a Vivo em dez dias", para a espanhola Telefónica.
A PT negou, via agências, mas a "especulação" tomou o dia, como noticiou o site financeiro Zacks.
E por fim o "Financial Times" postou no blog Beyond Brics uma análise se perguntando, no título, se o "Brasil vai insistir num campeão nacional como companhia telefônica?".

ÍNDIO, NÃO
Ontem na escalada de manchetes do "Jornal Nacional", "assassinato e estupro", "jovem ameaçada por homem armado", "suposta amante do goleiro Bruno" e "jogadores acusados de manter relações sexuais com menor". Sobre política, os números do eleitorado.
No correr do telejornal, sobre a campanha presidencial, só um registro de Alexandre Garcia para a sexta multa aplicada contra Dilma Rousseff. Mais uma vez, nada de Índio da Costa ou de José Serra, sobre Farc ou o narcotráfico.



Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Cai número de eleitores de 16 e 17 anos, aponta TSE
Próximo Texto: Procuradoria impugna 15 "fichas-sujas" em S. Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.