São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Vale diz em nota que desconhece inquérito da PF

DE BELO HORIZONTE
DE SÃO PAULO


A mineradora Vale S/A informou que desconhece o inquérito que investiga as fraudes envolvendo terras públicas e disse que nunca foi convocada para dar explicações nessa investigação feita pelos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais.
Em nota divulgada ontem, a empresa disse: "A Vale esclarece que tem realizado estudos no norte de Minas para implantar unidade de mineração de ferro capaz de gerar desenvolvimento para a região, conforme protocolo já assinado com o governo".
"A Vale possui procedimento sistematizado de aquisições baseado nos mais rigorosos critérios éticos", afirma o texto.
Segue a nota: "Nos processos de aquisição de terrenos realizados na região, a companhia não identificou irregularidade".
A empresa finaliza dizendo não ter conhecimento dos fatos: "A Vale desconhece o inquérito em questão, não tendo sido convocada para prestar esclarecimento sobre o assunto, mas está disponível para isso se notificada pela autoridade competente".
Os prefeitos de Indaiabira (MG) e Vargem Grande do Rio Pardo (MG), os irmãos Marcos e Virgílio Penalva Costa, ambos do DEM, negaram que tenham participação no suposto esquema.
"Fui eu que denunciei as irregularidades ao Iter [responsável pela regularização fundiária no Estado] no ano passado. Fui perseguido e ameaçado de morte. Minha cidade não tem mineração", disse Marcus Penalva Costa.
Seu irmão, Virgílio, afirmou que não sabe a razão para ser investigado e nega qualquer participação no suposto esquema.
A reportagem não conseguiu falar com representantes das pessoas detidas na operação da PF.


Texto Anterior: PF investiga a Vale em operação para combater grilagem
Próximo Texto: Programa do governo não leva à regularização ambiental de terras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.