São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

De saída do Alvorada, petista vai levar 1,5 milhão de objetos

DE BRASÍLIA

Um caminhão de mudança chegou na manhã de ontem ao Palácio da Alvorada para começar a preparar o transporte de 1,5 milhão de artigos acumulados ao longo de oito anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
São presentes, condecorações e cartas, entre outros itens, guardados no Alvorada, residência oficial, e no Planalto, local de trabalho.
A bagagem, avaliada em R$ 500 mil, será levada para o Instituto Lula, que funcionará em São Paulo.
Uma reunião hoje deve definir os últimos detalhes da mudança. Por enquanto, foram deixados no palácio apenas materiais como caixas e plástico-bolha.
Os objetos pessoais dos Silva estão sendo organizados pela primeira-dama, Marisa Letícia.
O acervo do presidente é organizado pelo Departamento de Documentação Histórica do Planalto e deve ocupar 11 caminhões, contratados por R$ 19 mil.
A empresa Três Poderes Mudanças e Transporte Ltda., de Brasília, ganhou a licitação e é responsável pelo material. Por exigência do Planalto, a transportadora terá que oferecer um caminhão climatizado para a adega do presidente, com garrafas de vinho, cachaça, uísque e outras bebidas.
Há 355 mil cartas, 287 mil e-mails e 8.000 quadros e peças de artesanato, 9.697 fotos e vídeos, 9.027 livros, 8.517 presentes, 14.992 textos e bilhetes, e 718.213 materiais de campanhas promovidas por movimentos civis.
Entre as lembranças mais prosaicas estão bolas, uniformes de futebol e cuias de chimarrão. Até a inauguração do instituto, será preciso alugar um galpão para guardar tudo.
A expectativa é que Lula deixe o Alvorada entre os dias 30 e 31. A eleita Dilma Rousseff poderá se mudar a partir do dia 1º de janeiro.


Texto Anterior: Análise: Só na quarta tentativa Lula achou solução para a Defesa
Próximo Texto: Instituto Lula abrirá as portas até o fim de abril
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.