São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aliado a Dilma, Chalita influi muito na gestão Alckmin

DE SÃO PAULO

Mesmo na base do governo Dilma Rousseff (PT), o ex-tucano Gabriel Chalita mantém muitos aliados no governo Geraldo Alckmin (PSDB).
Ex-secretário de Educação, Chalita emplacou, segundo tucanos, colaboradores na Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas.
Mas não só. Influenciou também a nomeação de pelo menos três secretários.
Além do crédito pela escolha do secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, de quem é íntimo aliado, Chalita foi consultado sobre a nomeação de dois outros secretários: o da Educação, Herman Voorwald, e da Justiça, Eloisa de Souza Arruda.
Filiado ao PSB desde 2009, Chalita sugeriu que o partido indicasse seu nome para a composição do secretariado de Alckmin. Ainda segundo tucanos, tentou estender seus domínios ao FDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação). Não conseguiu.
O próprio Alckmin declarou, em entrevista à Folha, que Chalita foi ouvido na montagem de sua equipe.
"Chalita é amigo. Cursou um outro caminho, contra a minha vontade, mas não deixa de ser amigo por causa disso", afirmou Alckmin, reivindicando para si a escolha do titular da Educação.
"Não tire as minhas iniciativas: eu o conheço [Voorwald] há mais de 20 anos."
Alckmin não nega que Chalita tenha influência nas escolhas para Educação e Justiça e reconhece que o deputado federal eleito foi fundamental para a eleição de Paulo Barbosa, em 2006. Mas hoje diz que o tucano foi nomeado secretário por seus próprios méritos.
A boa relação de Alckmin com Chalita é uma das fontes de irritação dos serristas. Chalita deixou o PSDB acusando o partido de desrespeito e falta de projeto. Ao justificar a saída, criticou a política educacional e disse nunca ter sido atendido pelo então governador Serra.


Texto Anterior: Equipe de investigadores assume Transportes em SP
Próximo Texto: Ex-deputados também recebem pensão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.