São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para 84% dos brasileiros, influência de Lula é positiva

81% consideram que a mídia também contribui para bom momento do país

Pesquisa realizada por organização americana aponta ainda que 50% estão satisfeitos com as condições no Brasil

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

Mais de 80% dos brasileiros consideram que a influência do presidente Lula e da mídia tem sido positiva para o país, mostra pesquisa do Pew Research Center divulgada ontem.
Lula, para 84%, e a mídia, para 81%, lideram a lista de "grupos ou instituições" que, segundo os próprios brasileiros, têm contribuído para o bom momento do Brasil.
Mais atrás estão as grandes multinacionais (77%), o governo (75%), as lideranças religiosas (67%), os militares (66%) e a polícia (53%), de acordo com a pesquisa feita com 1.000 brasileiros do dia 10 de abril a 6 de maio.
A percepção de Lula sobre a imprensa é diferente da manifestada pela grande maioria dos brasileiros.
Para o presidente, segundo declarações recentes, a mídia joga contra o país.
Entidades como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a UNE (União Nacional dos Estudantes), que organizaram ato contra o "golpismo da mídia", também não estão em sintonia com quatro quintos da população.

OTIMISMO
O Pew Research Center, organização apartidária sediada em Washington, nos EUA, realizou pesquisas semelhantes em 22 países.
A opinião dos brasileiros sobre o próprio país está entre as mais favoráveis. Por exemplo, 50% estão satisfeitos com as condições gerais do Brasil e 62% dizem que as condições econômicas são boas. Apenas os chineses se dizem mais satisfeitos.
Além disso, os percentuais de brasileiros que afirmam que o governo tem se saído bem na condução da economia (76%) e que dizem que o o cenário econômico vai melhorar nos próximos 12 meses (75%) são os terceiros maiores entre os 22 países.
O relatório também aponta alguns problemas identificados pelos brasileiros.
Por exemplo, mais de 80% dos entrevistados afirmam que as drogas ilegais e a criminalidade são um problema muito grande, mesma avaliação de 79% sobre políticos corruptos.


Texto Anterior: Dilma afirma que jornais "exageram pesado" contra ela
Próximo Texto: No Planalto, Silvio Santos convida Lula para apresentar o programa "Teleton"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.