São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

"Um tranco no cara"

Ao comentar ontem com auxiliares suas declarações da véspera, quando qualificou como "mentira descarada" o episódio em que José Serra foi atingido por objeto lançado por petistas, Lula disse: "Achei que precisava dar um tranco no cara". Antes de acusar o tucano, o presidente assistiu, no voo Brasília-Rio Grande (RS), reportagem do SBT segundo a qual se tratara de uma bola de papel. À noite, depois da fala de Lula, o "Jornal Nacional" desmontou essa versão.
No entorno do presidente, ninguém aposta num pedido de desculpas. A julgar pelo discurso da noite em Uberlândia, no qual repetiu a tese da "farsa", quem o conhece acredita que será difícil segurá-lo.



Endosso João Santana bancou a decisão de levar a reação de Serra sobre o incidente no Rio à propaganda de TV de Dilma. Ontem, o marqueteiro continuava a questionar a versão levada ao ar pela Rede Globo na véspera, mostrando que Serra foi atingido por outro objeto, além da bola de papel.

Na espreita A dose de reação ao episódio divide os petistas. Para uns, o melhor é virar a página. Outros garantem que Dilma tem a ganhar se Lula abraçar o embate com o rival tucano.

Time reunido Tucanos transformarão o ato em defesa da liberdade e da democracia, marcado para amanhã no Rio, em desagravo a Serra. Governadores eleitos e expoentes do partido foram convocados para simbolizar a unidade da oposição a uma semana do segundo turno.

Copacabana Com o evento, o PSDB espera sensibilizar, sobretudo, o eleitorado carioca de classe média, que no primeiro turno optou por Marina Silva (PV).

Mineirice O vice-presidente José Alencar lançou o slogan "Dilma é Minas na Presidência", inspirado no registro da candidata, que nasceu em BH. O movimento prepara hoje "abraço simbólico" na avenida do Contorno para difundir o lema.

Segundo plano Derrotado em Minas, Hélio Costa (PMDB) foi inicialmente relegado à segunda fileira, ontem, no encontro de Dilma com prefeitos. Os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias ficaram à frente, ao lado da candidata. Percebida a gafe, Costa foi "promovido" à dianteira.

Trem bom Em mais um lance de afago explícito nos tucanos mineiros, o governo de SP recepciona na segunda Antonio Anastasia (PSDB) para a entrega de composição da linha verde do metrô, na Vila Prudente. Em homenagem à comunidade de MG na capital, foi batizada de "Trem dos Mineiros".

O petróleo... Tucanos partem em missões cirúrgicas pelos polos petroquímicos de SP. Querem proteger Serra do carimbo de "privatista" e evitar o avanço de Dilma em regiões nas quais a presença da Petrobras, subsidiárias e terceirizadas representa emprego e economia local aquecida.

....é nosso A agenda petista no Estado privilegia esses redutos. Nesta semana, Lula visitou a refinaria do Vale do Paraíba, e a equipe de Dilma protagonizou ato pelo pré-sal em Santos.

Rachado Com as bancadas majoritariamente integradas à campanha dilmista, o PMDB-SP exibe hoje publicamente sua fissura. Liderada por Airton Sandoval, eleito suplente de senador, a ala comandada por Orestes Quércia declara, em Araraquara, apoio a Serra.

Oremos 1 Indiferentes ao arrefecimento do tema na campanha, movimentos em defesa da vida preparam manifestações contra o aborto em todo o país amanhã. Em São Paulo, a marcha começa às 12h na catedral da Sé.

Oremos 2 A onda religiosa multiplicou os comitês cristãos pró-Dilma. Depois de Campo Grande (MS), é a vez de Orlândia (SP) inaugurar hoje QG "ecumênico".


com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Lula não pode ser o Tiririca 2, fazendo palhaçadas com coisa séria. Não se faz chacota com uma agressão que, como presidente, ele deveria repudiar."
DE MIGUEL REALE JR., ex-ministro da Justiça, sobre o fato de Lula ter zombado do incidente em que Serra foi atingido por um objeto lançado por petistas.

contraponto

Fiat lux

Na noite de anteontem, Geraldo Alckmin discursava num evento pró-Serra em Rio Branco. Falando no escuro, em meio a um dos apagões que com frequência atingem o Acre, o tucano encontrou sua metáfora:
-Neste apagar das luzes da campanha eleitoral de 2010, eu rogo a Deus para que acenda uma luz na consciência de todos os brasileiros...


Próximo Texto: Pivô da quebra de sigilo usou flat de assessor ligado ao PT
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.