São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Itamaraty emitiu documento a familiares de Lula

DE BRASÍLIA

Pelo menos oito integrantes da família do ex-presidente Lula foram beneficiados com a emissão de passaporte diplomático.
Os documentos foram concedidos pelo Itamaraty, em diferentes períodos, em caráter excepcional por "interesse do país".
Em reportagens neste mês, a Folha revelou que três netos e cinco filhos do ex-presidente receberam o superpassaporte.
O decreto 5978/2006, que regulamenta a concessão, prevê o passaporte vermelho a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, funcionários da carreira diplomática, ministros dos tribunais superiores, procurador-geral da República, subprocuradores-gerais, ex-presidentes e seus dependentes (filhos até 21 anos ou até 24, no caso de estudantes; e deficientes físicos).
No decreto, porém, existe um artigo que dá poderes ao ministro das Relações Exteriores para emiti-lo em caráter excepcional no caso de "interesse do país".
Parlamentares, embora tenham direito ao documento, têm usado o benefício para fazer turismo.
O Ministério Público já pediu a anulação dos benefícios e, assim como a OAB, quer a lista com os nomes de todos os beneficiados.


Texto Anterior: Acesso a superpassaporte será limitado pelo governo
Próximo Texto: Após caças, Dilma revê compra de navios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.