São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filho de ministro atuou em repasses a SP

Deputado Baleia Rossi, do PMDB, intermediou doação de alimentos com a Conab, comandada à época por seu pai

Segundo prefeitos, filho de Wagner Rossi, titular da Agricultura, teve papel fundamental na entrega de produtos

RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

O deputado estadual de São Paulo Baleia Rossi (PMDB) intermediou a liberação de alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para prefeituras do interior paulista entre 2008 e 2010.
Na época, seu pai, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB-SP), era o presidente da estatal.
Três prefeitos ouvidos pela Folha confirmaram a atuação do parlamentar.
Notícias em páginas na internet de pelo menos 12 prefeituras do interior de São Paulo também atribuem a Baleia um papel fundamental no repasse dos alimentos.
Baleia passou de 64 mil votos, em 2006, para 176 mil em 2010, e se reelegeu deputado estadual. Ele agora é cotado para ser o presidente do diretório estadual do PMDB, em substituição a Orestes Quércia, morto em dezembro.
A Conab, estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, doa farinha de mandioca, feijão e leite em pó a prefeituras.
A distribuição desses alimentos às prefeituras de São Paulo saltou de 157 toneladas em 2008 para 1,17 milhão de toneladas em 2009.
Em 2008, 27 prefeituras paulistanas foram atendidas pela Conab. No ano seguinte, o número quase triplicou, com 76 prefeituras.
A Prefeitura de Serrana (SP) obteve 60 toneladas anuais entre 2009 e 2010. O prefeito Nelson Cavalheiro Garavazzo (PT) reconheceu o papel de Baleia.
"Ele [deputado] facilitou as coisas para nós. Sabe uma chave na porta? Então, quando essa chave encaixa, é uma beleza. [O papel] dele foi junto à Conab, foi bom. Eu tinha interesse, ele me levou até a Conab, lá fizemos toda a parte legal da coisa", disse.
"Lá [na Conab] tivemos a felicidade de ter uma pessoa interessada em fazer tudo direito. Esse foi o papel do deputado: quer dizer, viabilizar aquilo que já é legal, então foi muito bom", completou.
Prefeito de Descalvado (SP) durante a entrega de dez toneladas de feijão e mandioca, o tucano José Carlos Calza afirmou: "Ele [Baleia Rossi] apoiou. Eu fiz até na época a ele o pedido, tendo em vista que o pai dele era o ministro da Agricultura [na verdade, presidente da Conab], e eu acho que foi o caminho mais fácil que eu tinha".
O site da prefeitura noticiou: "A doação do Conab aconteceu por intermédio do deputado estadual Baleia Rossi (PMDB), que atendeu o pedido do prefeito Calza e do vereador Rubens Algarte de Rezende (PSDB)".


Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Outro lado: Deputado nega interferência em ações na Conab
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.