|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ANÁLISE
Para os tucanos, pior que os números, é a prova de que tática atual não funciona
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
A pesquisa Ibope sobre intenção de voto para presidente representa uma péssima notícia para a oposição.
Menos pelos números apurados e mais pelo que projeta
como cenário futuro.
O candidato do PSDB, José
Serra, fez todos os movimentos possíveis neste mês para
alavancar seu projeto presidencial. Apareceu como estrela única no programa partidário de dez minutos em rede nacional de rádio e TV. Foi
o protagonista de dezenas de
comerciais de 30 segundos.
Ainda assim, apareceu
com 35%, contra 40% de Dilma Rousseff (PT) no Ibope.
Serra disse logo no início
de seu programa na TV que
vai dar continuidade ao Bolsa Família. De maneira cirúrgica, em suas entrevistas, critica o governo e sempre preserva o presidente Lula.
Esse delicado equilíbrio no
discurso tem sido suficiente
para segurar o tucano nos últimos meses no patamar dos
35%. Mas a tática se mostra
imprópria para impedir o
avanço de Dilma, ancorado
no crescimento da economia
e na popularidade de Lula.
Pior um pouco para o
PSDB: houve agora uma demonstração prática de que,
quando Dilma vai à TV ao lado de Lula, sobe. Foi o que se
passou em maio. Já Serra, ao
adotar um caminho semelhante (não tem Lula), não
conseguiu impulso extra.
Há também um aspecto de
marketing local não muito
explorado. PSDB e seus aliados DEM, PPS e PTB concentraram suas propagandas para a atual fase da campanha.
O PT preferiu diluir seus comerciais ao longo do ano.
Também separou o que era
mídia nacional da regional.
Enquanto Serra aparecia
em mídia nacional neste
mês, Dilma também estava
presente em comerciais regionais do PT em vários Estados. Pelos cálculos do QG dilmista, a candidata de Lula
atingiu quase 80% do eleitorado com essas inserções.
Quando se observa o percentual de 35% conquistado
por Serra, não se pode afirmar que é uma marca ruim. O
problema não é esse. A equação ainda não resolvida é como fazer para crescer e estancar o avanço da candidata do
PT. Apresentar-se na TV como alternativa não teve a eficácia desejada pelo PSDB.
Texto Anterior: Ibope aponta Dilma à frente de Serra pela primeira vez Próximo Texto: Janio de Freitas: Tudo certo na catástrofe Índice
|