São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alencar melhora, mas continua na UTI

Vice recebe Lula e Dilma e afirma que deseja ir à posse e que torce para que médicos o liberem para tomar "um golinho"

Segundo assessoria da Presidência, Alencar elogiou escolhas de eleita e disse que ainda vai dançar um xaxado


Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, durante visita ao vice José Alencar, que está internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em SP

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

No "momento mais difícil" de sua luta contra o câncer, o vice-presidente, José Alencar, 79, apresentou melhora em seu quadro de hemorragia digestiva grave.
Segundo boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, houve "redução importante do sangramento".
No entanto ele permanece na UTI para continuar o tratamento médico. Embora controlada, a hemorragia interna não havia sido completamente estancada.
Internado às pressas em São Paulo na quarta-feira, Alencar recebeu ontem a visita de seu filho Josué, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita, Dilma Rousseff e do ex-ministro José Graziano da Silva.
Para eles, segundo a assessoria da Presidência, Alencar afirmou que espera estar na posse de Dilma e torce para que os médicos o liberem para "tomar um golinho".
A presidente eleita respondeu: "Estou te esperando lá".
Alencar aproveitou a visita de Dilma para elogiar o ministério escolhido pela presidente eleita. Em particular, disse ter gostado das nomeações de Guido Mantega para a Fazenda e de Alexandre Tombini para o Banco Central no novo governo.
Bem-humorado, apesar do quadro clínico complicado, Alencar encerrou a conversa com Dilma dizendo que "ainda vai dançar um xaxado", sempre segundo o relato da Presidência.
Lula contou ao vice que veio a São Paulo para o Natal dos catadores de papel e lamentou a ausência do vice na capital. "Foi uma pena você não ter estado em Brasília para a sanção da partilha do pré-sal", disse.
Alencar, os médicos e os quatro visitantes reuniram-se por cerca de 15 minutos. Além de política, conversaram sobre os negócios da família do vice-presidente e sobre a saúde do político. Todos saíram de lá otimistas.
Segundo um amigo do vice-presidente, a esposa de Alencar, Mariza, falou sobre a saúde do marido com "otimismo" e "esperança".

CIRURGIAS
Ontem, depois de quase três horas de cirurgia, os médicos desistiram de retirar o tumor que provocava a hemorragia no vice.
Alencar foi internado anteontem pela manhã, seis dias após ter recebido alta.
Antes da cirurgia, Alencar passou por transfusões de sangue. Há dois dias, ele também esteve no hospital para transfusões.
O vice combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos. Com a de ontem, já passou por 17 cirurgias.
No último dia 27, Alencar foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado. No final do procedimento, ele sofreu arritmia cardíaca, que foi revertida.


Texto Anterior: Presidente compara mensalão a caso Escola Base
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.