São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

"Guardião" do regimento da Câmara irá assessorar Aécio

DE BRASÍLIA

O secretário-geral da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna, deixa o cargo depois de 20 anos para ser o chefe de gabinete do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG).
Eles já trabalharam juntos, entre 2001 e 2002, quando o tucano presidiu a Casa.
Dr. Mozart, como é conhecido nos corredores do Congresso, está desde 1975 na Câmara. Ocupa o cargo há 20 anos e, ao longo desse tempo, acompanhou nove presidentes da Casa.
Como secretário-geral, ele tem sido o guardião do regimento (as regras internas) da Câmara. Durante as sessões plenárias, está sempre sentado à esquerda do presidente para esclarecer dúvidas.
Até 2005, Mozart passava horas em pé durante as reuniões no plenário. Por decisão do então presidente Severino Cavalcanti (PP-PE), ele ganhou uma cadeira.
"Vendo uma sessão, a sra. dele perguntou quem era aquele deputado que não saía da TV. Quando o presidente disse que era eu, ela pediu que arrumassem uma cadeira para mim", relembra o mineiro, formado em Letras, que chegou a Brasília nos anos 70.
Mozart se aposentou em 2000, com um salário de mais de R$ 20 mil. Foi recontratado então como comissionado, um cargo político, com vencimento de cerca de R$ 12 mil. (MARIA CLARA CABRAL)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Superpassaporte exigirá pedido formal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.