São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

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Campanha de Dilma na rede mobilizou 200 mil e-mails

Americanos relatam o trabalho na eleição

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff amealhou 200 mil seguidores espontâneos que ofereceram seus e-mails para receber notícias na campanha presidencial do ano passado.
O dado é da empresa norte-americana Blue State Digital, comandada por marqueteiros de internet que trabalharam para a campanha de Barack Obama, em 2008.
Contratada pelo PT, trabalhou na campanha de Dilma na web, juntamente com a brasileira Pepper Interativa.
O número cadastros espontâneos é uma forma de medir o impacto na internet de um político em campanha. É diferente da tabulação de visitas a sites oficiais (na casa dos milhões) ou da adesão a perfis em redes sociais.
Obama, por exemplo, montou uma rede de 13,5 milhões de e-mails em 2008.
A atuação da Blue State Digital na campanha de Dilma aparece no site da empresa (www.bluestatedigital.com) como caso de sucesso.
Os norte-americanos ressaltam as dificuldades para se realizar campanhas eletrônicas no país. "As regras on-line estavam sendo feitas e interpretadas ao longo da eleição", afirma a empresa.
Ela diz ter atraído mais de 4,5 milhões de visitantes únicos para o site da petista nos seis meses de campanha. A marca é modesta se comparada à de grandes portais. O UOL tem mais de 30 milhões de visitantes únicos por mês.
Montar mailing com endereços válidos é um dos grandes desafios da campanha na rede. Os 200 mil e-mails que a campanha de Dilma levantou são um ponto de partida para futuras eleições.
Não se sabe como essa base de dados será depurada nem como a presidente usará esses e-mails no seu dia a dia.


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