São Paulo, domingo, 25 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra

Ex-governador recebe votos de um terço de quem acha Lula ótimo/bom

Eleitor da ex-ministra está mais decidido: 78% dizem estar convictos de seu voto, contra 67% dos eleitores do tucano

DE SÃO PAULO

Embora José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estejam empatados na corrida presidencial, segundo a mais recente pesquisa Datafolha, mais eleitores apostam em uma vitória da petista sobre o tucano do que o contrário.
Para 41% dos eleitores, a vencedora da disputa será Dilma, contra 30% que acreditam em uma vitória de Serra. Realizada do dia 20 ao dia 23 em todo o país, a pesquisa apontou o tucano com 37% das intenções de voto, e a petista, com 36%.
Há ainda 2% dos eleitores que apostam em uma vitória de Marina Silva (PV), e 26% não sabem quem sairá eleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O Datafolha também monitorou o grau de convicção dos entrevistados com relação ao voto. Os eleitores de Dilma se dizem mais decididos do que os de Serra.
No caso da petista, 78% dos que a apoiam dizem estar "totalmente decididos" -mesmo índice da pesquisa anterior-, contra 19% que admitem mudar de candidato -eram 20%.
O eleitorado de Serra se declara menos convicto: 30% afirmam que podem mudar de voto -eram 28%-, enquanto 67% dizem estar "totalmente decididos" -contra 70% auferidos no levantamento anterior.
Os eleitores de Marina são os menos decididos: 38% admitem mudar de voto, enquanto 58% estão convictos.
Para o total da pesquisa, 69% dizem já ter escolhido o candidato com convicção, ao passo que 27% admitem ainda poder mudar de ideia.
Os homens (74%) se dizem mais decididos em relação ao voto do que as mulheres (64%), e os eleitores mais jovens (39% dos que têm de 16 a 24 anos) são os que mais admitem mudar de voto -os mais velhos são os que menos admitem essa possibilidade (16% entre os que têm 60 anos ou mais).

APROVAÇÃO DE LULA
Serra continua recebendo votos de um terço dos eleitores que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom: são 32%, contra 34% na pesquisa anterior -o patamar se mantém estável desde março.
Dilma recebe o voto de 43% dessa fatia do eleitorado, e Marina, de 10%.
Dos 19% que avaliam o governo Lula como regular, mais da metade (54%) vota no tucano. Entre os 4% para os quais a gestão presidencial é ruim ou péssima, a maioria (58%) vota em Serra.
(UIRÁ MACHADO)


Texto Anterior: Dilma enfrenta manifestação de evangélicos no DF
Próximo Texto: Tucano mantém dianteira entre as mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.