São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Loja de cristais

Presidente do PMDB e vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer tem feito discretas gestões com a coordenação da campanha a respeito da presença da candidata e do próprio Lula nos Estados com palanque duplo. Temer faz questão de frisar que o presidente tem todo o direito de manifestar suas preferências, mas pondera que, a esta altura, eventuais atritos podem "desestimular a militância".
O problema mais agudo é a Bahia. Lula e Dilma programaram participação em comício de Jaques Wagner (PT) amanhã à noite, o que deixou Geddel Vieira Lima (PMDB) para lá de contrariado.




Oremos Dilma, que não compareceu ao debate das TVs católicas, confirmou presença no da CNBB, programado para setembro.

#fuieu A assessora de imprensa Helena Chagas diz que, atendendo a pedido feito por Dilma à tarde, postou anteontem à noite, no Twitter da petista, elogio a um vídeo do Pato Fu. A mensagem causou barulho por ter entrado no ar enquanto transcorria o debate. Em tempo: Dilma adora a vocalista Fernanda Takai, líder da banda.

Trilha sonora Já no gabinete de Lula no Planalto, para o qual o presidente volta hoje após 15 meses de reforma, os CDs no topo da pilha são de Sivuca e Ivan Lins.

Tamanho GG O Salão Oval, maior sala de reuniões do palácio, foi rebatizado como "Reunião Suprema", em homenagem à mesa homônima desenhada por Oscar Niemeyer e instalada no local. Nela cabem 38 ministros.

Customizado Para garantir mais espaço nos Estados e vincular sua campanha à dos governadores aliados, José Serra (PSDB) vai gravar "compromissos" a serem assumidos por ele no plano estadual. A primeira experiência de regionalização ocorrerá na Bahia. Na TV, o tucano vai fazer promessas específicas ao lado do candidato Paulo Souto (DEM).

Reação Com base em levantamentos internos, aliados e adversários apostam em algum crescimento de Aloizio Mercadante (PT) na nova rodada de pesquisas sobre a sucessão paulista.

Pai da matéria De passagem por SP no final de semana, Lula recomendou a Mercadante que se solte mais nas aparições públicas e especialmente na TV. Acha que o senador estreou muito duro e com semblante fechado.

Menos... Com o ouvido colado em pesquisas qualitativas, a campanha de Mercadante diminuiu a artilharia contra a "herança do PSDB". Concluiu-se que o discurso inicial, de ataque generalizado às gestões tucanas, deu munição a Geraldo Alckmin. O líder isolado da disputa passou a carimbar o petista como o candidato que "não gosta de São Paulo".

...menos Como reflexo do ajuste tático, os programas de TV agora nominam políticas bem avaliadas pela população, como a expansão do ensino técnico, e martelam a tecla de que Mercadante dará continuidade a tudo.

No sereno 1 Se ratificada pelo TSE, a inelegibilidade de Paulo Maluf ameaça dizimar a bancada do PP-SP na Câmara. Além do ex-prefeito, o outro puxador de votos da sigla em São Paulo, Celso Russomanno, concorre ao governo. Os dois somaram 1,3 milhão de votos em 2006.

No sereno 2 Os demais eleitos no bloco pepista, Aline Corrêa, Beto Mansur e Vadão Gomes, alcançaram, juntos, 157 mil votos. Hoje, o trio aposta no improvável efeito da candidatura majoritária sobre o voto na legenda.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELLI

tiroteio

O marqueteiro do Fernando Pimentel deve ser o Dunga, porque só joga na retranca. Talvez seja por causa do suplente dele....

DO EX-SENADOR WELLINGTON SALGADO (PMDB-MG), apontando falta de empenho do petista, terceiro colocado distante na eleição para o Senado em Minas. Seu suplente é o correligionário Virgílio Guimarães.

contraponto

Esporte espetacular

Em visita a uma unidade do Senai em São Paulo, anteontem, Dilma conversou com estudantes como Andreza, 16, que contou à candidata como é sua rotina:
-Acordo antes das 5h, pego o trem em Itaquaquecetuba e venho pro Senai, no Brás, onde faço curso técnico de telecomunicação. Na hora do almoço, volto pra casa. À tarde, estudo no Sesi. De lá vou jantar na casa da minha sogra. Depois, vou pra casa e faço lição.
Paulo Skaf (PSB) ouviu e aconselhou:
-Ache um tempinho pro esporte. Faz bem à saúde... Dilma mirou o candidato ao governo e disparou:
-Skaf, coitada da menina! Ela faz maratona diária!


Próximo Texto: "Partilha do pão" já mobiliza até siglas que não apoiam PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.