São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Roriz afirma que troca é "gesto de amor"

Ex-governador aposta que a indicação da mulher será interpretada como uma extensão da sua própria candidatura

Roriz reconheceu que sua intenção é governar ao lado de Weslian: "Se ela me convidar, é claro que vou para o governo"

FILIPE COUTINHO
GABRIELA GUERREIRO

DE BRASÍLIA

Governador por quatro vezes do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) optou por uma solução caseira para driblar a Lei da Ficha Limpa. Declarando-se vítima daqueles que lhe acusam "sem provas", Roriz disse que a mulher Weslian vai substituí-lo em um "gesto de amor".
Na prática, Roriz se aproveita do fato de, nas urnas, continuar com seu nome e foto para grudar sua imagem à da mulher, que nunca teve cargo público. Aposta que a indicação da mulher será interpretada como uma extensão da sua candidatura.
A troca permite que a família continue na disputa mesmo que o STF (Supremo Tribunal Federal) aplique a Lei da Ficha Limpa no dia 3 de outubro - ou que a indefinição do julgamento sangrasse ainda mais sua candidatura.
"Estarei presente o tempo todo na campanha. Levarei minha palavra como vítima", disse Roriz. Ele reconheceu que sua intenção é governar ao lado de Weslian. "Se ela me convidar, é claro que eu vou para o governo. Mas quem vai governar é ela."
Em um rápido pronunciamento, a nova candidata disse que agiu para preservar o marido. "Essa é uma declaração de amor. Vi meu marido sofrer e não poderia deixar ele passar por essa humilhação." Weslian disse ter fé que "Nossa Senhora e o menino Jesus" vão lhe ajudar a governar o DF.
Roriz disse que a decisão de renunciar ocorreu de madrugada, depois que o STF paralisou o julgamento da ação que questiona a lei. "Eram 5h35, eu não tinha dormido e fiz um movimento para saber se a Weslian estava dormindo. Aí eu disse: minha ficha caiu e eu não vou ser candidato. Ela disse que nós tínhamos que ser. E ela respondeu: vou para a rua."
De acordo com Roriz, a ideia inicial era inverter a chapa. O vice Jofran Frejat (PR) seria o candidato e Weslian, a vice. Frejat disse que seria mais fácil transferir votos para a mulher de Roriz. "Optei por ser prático", disse.
Calada durante quase toda a entrevista do marido, Weslian foi classificada por Roriz como "humilde por vocação". "Estarei com ela a cada minuto, da mesma forma que ela sempre esteve comigo", escreveu em carta aberta.
Roriz repetiu que é ficha limpa, apesar de sua candidatura ter sido barrada pela Justiça Eleitoral. "Minha ficha é limpa e minha consciência mais limpa do que a consciência dos que me acusam sem provas; e até mesmo do que a de alguns juízes que me julgaram apenas com base em sofismas, muito mais apegados às luzes dos holofotes do que ao espírito das leis. Para isso valeu tudo: rasgaram a Constituição."


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Tô HORRORIZADO!
Próximo Texto: Saiba mais: Weslian nunca ocupou cargo na administração
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.