São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

União posterga o prazo para concluir estádios

DE SÃO PAULO

O governo federal ampliou o prazo para entrega de nove estádios da Copa-2014 logo após o seu balanço sobre os projetos para o evento.
Em resposta à Folha, os ministérios do Esporte, das Cidades e do Planejamento informaram que "teremos nove obras concluídas até a Copa das Confederações e todas concluídas até o fim de 2013".
A competição ocorre no meio daquele ano.
No balanço do Mundial, divulgado há 11 dias, estava previsto que nove estádios estariam prontos em 2012. Essa também foi uma promessa feita pela presidente Dilma Rousseff.
A mudança de discurso tem relação direta com novos atrasos, como ocorreram nos casos da Arena da Baixada, em Curitiba, e do Beira-Rio, em Porto Alegre. Ambos estavam previstos para 2012.
"Nós estamos preocupados em receber a Copa das Confederações", afirmou o secretário extraordinário da Copa-2014 de Porto Alegre, João Bosco Vaz.
O problema é que o time do Internacional e a Andrade Gutierrez ainda não assinaram o contrato para a segunda fase de obras do estádio, com custo de R$ 290 milhões. A construtora procura investidores para a arena.
Mas a previsão de conclusão dessa etapa da reforma é de 15 meses. Ou seja, mesmo que começasse em outubro, só ficaria pronta em fevereiro de 2013. Assim, Porto Alegre teme que a Fifa já a exclua da Copa das Confederações.
Outro problema é na Arena da Baixada, onde o Atlético-PR não equacionou como financiar R$ 90 milhões de sua parte referentes à obra.
Haverá reunião na próxima semana para tentar chegar a uma solução, que pode ser um empréstimo ou o uso de renda própria.
O governo do Rio postergou o prazo de conclusão de obras para março de 2013, após greves de operários.
Itaquerão (SP) e Natal só têm previsão de conclusão para o final de 2013. (MB E RM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Folha lança novo 'Painel do Leitor' on-line
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.