São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOLHA.COM/FOLHALEAKS

Folhaleaks recebe 700 mensagens em 6 dias

Leitores enviam relatos de nepotismo, fraudes em licitações e favorecimento de políticos para novo canal da Folha

Acusações atingem as três esferas de poder; sugestões irão passar agora pela avaliação de equipe de jornalistas


DE SÃO PAULO

O programa Folhaleaks, lançado no último domingo pela Folha, recebeu até as 18h desta sexta-feira 700 mensagens de leitores de vários pontos do país, com denúncias e sugestões para a realização de reportagens.
As mensagens apontam suspeitas envolvendo administrações municipais, estaduais e federais.
Há vários relatos com indícios de nepotismo, de licitações direcionadas e de contratações favorecendo empresas que têm políticos como proprietários.
Foram recebidas denúncias de irregularidades em concursos públicos, malversação de recursos, distorções em instituições oficiais de ensino e de saúde, além de práticas condenáveis por empresas privadas.
O Folhaleaks é um canal aberto no site da Folha.com para receber informações e documentos inéditos que possam merecer uma investigação jornalística.
O leitor tem a opção de encaminhar as sugestões de forma anônima.
Todas as mensagens passam por um processo de triagem a cargo de uma equipe de jornalistas.
As sugestões mais relevantes são distribuídas entre repórteres da redação em São Paulo e enviadas a sucursais e correspondentes.
Não serão publicadas informações que não tenham sido checadas e confirmadas pelos repórteres do jornal.
Vários dos remetentes elogiaram a abertura desse espaço para incentivar a participação dos leitores na produção de reportagens de interesse público.
O jornal se compromete a preservar o anonimato das fontes que não queiram se identificar, procedimento autorizado pela Constituição quando necessário para garantir o direito à informação.
Pelas normas previstas, poderão ser enviados textos e arquivos (vídeo, foto, áudio). O jornal confirma o recebimento das informações por meio de um número de identificação de cada sugestão.
Mas não se obriga a informar o andamento e a conclusão de suas avaliações, nem se irá publicar ou não reportagem a partir dos dados encaminhados.
A participação é espontânea. A Folha não remunera suas fontes de informação.

FOLHA.com
Envie documentos
folhaleaks.folha.com.br



Texto Anterior: Janio de Freitas: São muito pequenos
Próximo Texto: Impacto da valorização do dólar nos preços e na indústria é incerto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.