São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Por Nordeste, Lula cancela ida ao G20

Decisão ocorre após boicote à negociação com o Irã e depois que pesquisa mostrou queda à aprovação de Lula

Segundo Celso Amorim, motivo é a devastação das chuvas na região; Guido Mantega vai substituir o presidente


FÁBIO AMATO
RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

Sob o argumento de que pretende acompanhar no Brasil os trabalhos de apoio aos moradores de Alagoas e Pernambuco atingidos pelas chuvas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua ida neste fim de semana à reunião do G20 que acontece em Toronto, no Canadá.
O anúncio, feito pelo ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), tem motivação na devastação provocada pelas chuvas, mas ocorre após o boicote das grandes potências à proposta brasileira de acordo com o Irã.
Também se acende no Planalto um sinal amarelo em relação ao Nordeste, onde Lula encontra seus maiores índices de aprovação.
Pesquisa Ibope divulgada nesta semana aponta que o Nordeste é a única região em que -embora ainda altíssima- caiu a aprovação ao governo Lula, de 87% em março para 82% agora.
Nas demais regiões, a avaliação do governo se manteve estável, com oscilações dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.
Além disso, oscilaram negativamente, no Nordeste, a confiança no presidente e em seu modo de governar. Nas demais regiões, esses índices ou subiram ou oscilaram positivamente desde março.
A pesquisa mostra que o Nordeste manteve a avaliação de março sobre sete áreas de atuação, mas em relação à saúde e à educação reduziu a aprovação à gestão Lula em oito e 13 pontos percentuais, respectivamente.

SUBSTITUTO
"O ministro Mantega [Guido Mantega, da Fazenda] representará Lula porque ele deseja acompanhar as medidas que têm sido tomadas em relação às enchentes", disse Amorim, após reunião no Palácio da Alvorada.
Segundo o ministro, Lula se disse "chocado" com a destruição que viu na região.
Já são pelo menos 51 os mortos devido às chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco nos últimos dias. No total, 155 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em 87 municípios atingidos.
Em visita à região, o presidente anunciou a liberação de R$ 550 milhões imediatos para auxiliar as vítimas.
Apesar da queda apontada no Ibope, o Nordeste ainda é a região em que Lula tem sua maior popularidade e a maior capacidade de influenciar as eleições.
Segundo a pesquisa, o presidente pode influenciar o voto de 67% dos eleitores, que afirmam preferir votar num candidato que ele indicar. Esse índice é de 41%, na média, nas demais regiões.
Amorim negou que o cancelamento tenha relação com a negociação do Brasil sobre o programa nuclear iraniano, cujo desfecho não foi apoiado pelos países do Conselho de Segurança da ONU, que, EUA à frente, aprovaram nova rodada de sanções contra o país persa.
"O Irã não vai ser discutido no G20, que trata de temas econômicos", afirmou Amorim, para quem o Brasil ainda pode participar de negociações envolvendo o tema.


Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.