São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alta nos juros é motivada por "incerteza", diz Meirelles

EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA

Um dia depois de a presidente eleita, Dilma Rousseff, anunciar mudança no comando do Banco Central, o atual presidente da instituição, Henrique Meirelles, atribuiu a expectativa de alta dos juros à "incerteza" sobre a questão fiscal e a atuação do BC no próximo governo.
Meirelles afirmou, no entanto, acreditar que essas dúvidas haviam sido esclarecidas com o anúncio da nova equipe econômica, cujos representantes prometeram austeridade fiscal e autonomia para o BC.
Ele participou ontem de encontro com economistas do mercado financeiro que é feito antes da divulgação de relatórios trimestrais de inflação. Pela primeira vez, um vídeo com sua apresentação foi divulgado no site do BC.
"Uma das coisas que ficaram claras na reunião anterior [em setembro], por exemplo, é como a incerteza, de um lado sobre a questão fiscal e de outro lado sobre a postura do BC na próxima administração, estava levando a uma certa "desancoragem" de expectativas nos últimos meses", disse.
Ao falar em "desancoragem", ele se referiu ao fato de as expectativas do mercado para 2011 apontarem uma inflação acima do centro da meta, objetivo do BC.
Além disso, os juros negociados no mercado têm subido nas últimas semanas, devido a apostas de que a taxa básica também será elevada por causa da inflação e do aumento nos gastos públicos.
À noite, Meirelles disse em tom de despedida que sai do governo com a sensação de dever cumprido. Evitou, porém, falar se aceitará outro cargo no governo de Dilma.
A uma plateia de executivos do setor bancário, ele afirmou que não é difícil como parece deixar o setor público e agradeceu a confiança do presidente Lula, que lhe deu autonomia no BC.


Colaborou TONI SCIARRETTA, de São Paulo


Texto Anterior: Casa Branca: Eleita recusa convite para ir aos EUA
Próximo Texto: Análise/A transição: Ajuste fiscal tem deficit de credibilidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.