São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula critica antigo bloco de países socialistas

Para presidente, Revolução Russa criou "medo do socialismo" e levou capitalistas a atender necessidades da população

Segundo ele, quem torturou Dilma nos anos 1970 "deve estar sendo torturado por dentro" com a vitória da petista

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem o antigo bloco socialista, dizendo que a Revolução Russa (1917) fez com que os capitalistas "tivessem medo do socialismo" e atendessem às necessidades da população.
De acordo com Lula, ele formulou essa tese após ter viajado por países socialistas e ela "pode não estar de acordo com cientistas políticos".
O presidente disse ainda que a visita que fez às duas Berlins, em 1985, o ajudou a embasar seu pensamento.
"Eu cheguei a Berlim Oriental, me deram 500 marcos para poder comprar coisas e não tinha onde comprar. A gente via pela televisão a Alemanha Ocidental, aquele povo com quase US$ 30 mil de renda per capita, tendo acesso a tudo."
O discurso foi feito a pequenos agricultores, em seminário do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

TORTURA
Recebido com gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro", ele pediu aos presentes que apoiem Dilma Rousseff. Disse também que quem a torturou nos anos 1970 "deve estar sendo torturado por dentro".
"Se a Dilma tomou choque, o choque que esse cara está tomando por dentro, agora, é de uma grandeza que ele não imagina. Ele vê aquela menina que ele torturou virar presidenta sem o ódio, sem querer vingança."
O presidente voltou a criticar a imprensa, ao reclamar das críticas ao Programa Fome Zero. Disse que leria "alguns números" relacionados ao combate à fome "para ver se a imprensa registra".
"Quando criamos o Fome Zero, esse coitado do [então ministro do Combate à Fome, José] Graziano quase foi trucidado porque quem fazia jornalismo de dentro de uma sala com ar-condicionado dizia "não tem fome"."
Em 2004, em razão do fracasso, o programa foi substituído pelo Bolsa Família.


Texto Anterior: Foco: Entrevista a blogueiros não foi chapa-branca, diz "Sr. Cloaca"
Próximo Texto: Associação é usada para doar a candidatos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.