São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aliado de Alckmin sai em defesa de suas gestões

Ortiz disse que alertou tucano sobre processo

FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO

José Bernardo Ortiz, aliado político do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), usou ontem o discurso de posse no comando da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) para defender suas gestões em cargos públicos.
Ortiz foi condenado no ano passado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) por improbidade administrativa.
A decisão se refere a nomeações sem concurso para cargos na Prefeitura de Taubaté.
Durante a posse, Ortiz interrompeu várias vezes a leitura para improvisar uma defesa de probidade e afirmou que todas as contas dos três mandatos como prefeito foram aprovadas, bem como as contas de suas gestões à frente de outros dois órgãos.
"Não tenho nenhuma conta rejeitada nem processo por desvio de dinheiro, superfaturamento ou nepotismo."
O ex-prefeito disse ter alertado Alckmin sobre seus processos quando foi convidado a assumir o cargo.
"Disse a ele: "Vai ter problema por isso". E ele me convidou". Segundo Ortiz, o governador teria respondido: "Você sempre foi um administrador honesto e vai ser nomeado".
O presidente da FDE criticou a atuação do Ministério Público. "O Ministério Público é composto por pessoas que não entendem de administração pública nem têm o compromisso do voto."
Ortiz argumentou que contratou apenas cinco pessoas sem concurso porque um pronto-socorro de Taubaté não podia ficar desatendido. "O concurso público é uma burocracia, e a vida e a saúde estão acima de burocracias."
Na cerimônia de posse, o secretário de Educação, Herman Voorwald, disse endossar "a competência, a seriedade e a lisura" de Ortiz.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Promissor e bonito
Próximo Texto: Foco: Peemedebistas atacam PT e chamam de "ridícula" pasta de correligionário
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.