São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

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PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Correios ensinam candidatos a captar votos

Em site, estatal permite personalização de selos para campanha e orienta como deve ser comunicação com eleitor

Para especialista em direito eleitoral, prática é "escandalosa" porque não tem relação com atividade da empresa


ANDREZA MATAIS
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Quais as dicas para uma campanha vitoriosa? Fale da razão de sua candidatura. Defenda bons salários para os professores. Identifique os seguimentos que quer atingir. Jovens? Aposentados? Fale diretamente com eles.
As orientações acima foram extraídas do site oficial dos Correios e fazem parte do "Espaço do Candidato", local reservado pela estatal para tentar vender selos, aerogramas e envelopes personalizados com foto e nome dos candidatos nas eleições.
Os Correios orientam como deve ser a comunicação com o eleitor para o sucesso da campanha: "Sempre comece falando sobre a razão de ser da candidatura. Aquilo que o candidato considera o apelo mais importante".
O próximo passo é fazer promessas fundamentadas. "Afinal, o mais importante nessa hora é manter a mensagem na mente do eleitor."
De acordo com o material dos Correios, o bom candidato é aquele que consegue sensibilizar seus eleitores. Para chamar a atenção, a estatal recomenda também a elaboração "cuidadosa do layout" da campanha.
Os Correios se comprometem a avaliar o material a ser enviado para os eleitores. Segundo o "manual" , a comunicação postal é "imbatível".
Para o procurador Luiz Carlos Santos Gonçalves, especialista em direito eleitoral, a prática é "escandalosa" porque os Correios estão prestando uma espécie de consultoria às campanhas, o que não tem relação com a atividade da empresa.
José Matias, professor de administração da UnB, considera que os Correios podem procurar candidatos para vender seus serviços, mas "ultrapassa os limites de sua atuação quando faz consultoria e marketing".
Os Correios apostam na venda desses produtos como forma de aumentar o faturamento da empresa, que enfrenta crise com atraso na entrega de correspondências e realização de concurso.


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