São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Empresa que publica jornal "O Dia" anuncia a sua desfiliação da ANJ

Abraji inaugura seu 5º Congresso na quinta - A Ejesa (Empresa Jornalística Econômico S.A.), responsável pelas publicações "O Dia", "Brasil Econômico", "Campeão" e "Meia Hora", solicitou ontem sua desfiliação da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Por meio de uma carta enviada à instituição, a Ejesa criticou a posição da ANJ, que em abril entregou representação à Procuradoria-Geral da República na qual apontava indícios de que o controlador da Ejesa é, de fato, o grupo português Ongoing. Isso fere o artigo 222 da Constituição, que prevê que pessoas ou empresas estrangeiras só podem deter até 30% do controle de companhias de mídia no país.
Em sua carta, a Ejesa se disse prejudicada por denúncias inverídicas e afirmou que, para esclarecer sua composição acionária e sua situação legal, bastaria ver os documentos registrados na Junta Comercial. A empresa declarou apoiar de forma incondicional toda ação que vise assegurar a manifestação do pensamento e o livre fluxo informativo.
A Ejesa sustenta que a ANJ negou injustificadamente o ingresso da empresa no seu quadro de associados e se esquivou de defender os direitos do ser humano e os valores da democracia e da livre iniciativa. Alegou ainda que a ANJ prejudicou o desenvolvimento das suas atividades empresariais.


Texto Anterior: Mato Grosso: Índios libertam 5 funcionários de usina mantidos reféns desde sábado
Próximo Texto: Jornalismo: Abraji inaugura seu 5º Congresso na quinta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.