São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DEM perderá salas e cargos na Câmara, afirma Maia

Presidente da Casa diz que criação do PSD exigirá reorganização de espaço

Para petista, partido, que aguarda aprovação do TSE para ser criado, irá chegar com bancada 'forte' ao Congresso


FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP), disse ontem em entrevista à Folha e ao UOL que o DEM terá de ter seu espaço reduzido dentro da Casa.
Será uma consequência da criação oficial do PSD, o novo partido político que aguarda registro definitivo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O PSD deve subtrair 17 dos 44 deputados do DEM (ex-PFL). Dessa forma, os democratas perderão o direito ao espaço privilegiado que têm hoje para as salas de sua liderança (ao lado da presidência da Câmara) e parte das vagas para os assessores.
Maia disse que será necessário "achar um espaço adequado para o PSD dentro da Casa", pois a legenda do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, "chega forte, provavelmente com mais de 50 deputados".
O petista respondeu que será preciso "ajustar os partidos que vão perder representação política". Maia afirmou que "os espaços de representação, naturalmente, serão realocados" e haverá uma "reorganização" das comissões e das relatorias.
Ele explicou que "há uma distribuição que acontece a partir do tamanho de cada um dos partidos".
Maia tentou contemporizar quando disse que "espaço físico liberado, cargos de natureza especial nós vamos ter que discutir caso a caso, especificamente quando a situação se colocar".
Mesmo que Maia esteja sendo diplomático, a eventual redução da presença física do DEM dentro da Câmara será um dos sinais mais visíveis da desidratação do partido depois da criação do PSD.
Legenda derivada da antiga Arena e do PFL, o Democratas passa por um momento de fragilidade.

FOLHA.com
Assista à entrevista
folha.com/no981318


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saúde perde espaço no Orçamento da União
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.