São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Países desenvolvidos são mais transparentes

DE WASHINGTON
DE LONDRES
DE BUENOS AIRES


Nos países desenvolvidos, os chefes de governo têm uma relação mais transparente com a mídia, mas não exatamente menos tensa.
Nos EUA, Barack Obama faz muitos discursos e aparições públicas, mas tem uma relação ambígua com os meios de comunicação.
Por um lado, o governo organiza com certa frequência entrevistas coletivas e concede algumas exclusivas às TVs. Por outro, sua gestão é mais controladora: o fluxo de informações é mais rígido que na era George W. Bush.
Pouca coisa "vaza" para a imprensa fora dos canais oficiais, e jornalistas americanos reclamam das barreiras ao acesso às informações.
Exceções são tratadas como crime, como no escândalo do WikiLeaks, quando documentos do Departamento de Estado foram divulgados. A legislação atribui o crime ao vazador da informação.
No Reino Unido, o primeiro-ministro David Cameron fala bastante com a mídia. Em oito meses, deu entrevistas exclusivas às cinco principais TVs, além de rádios.
Também falou para os jornais de maior circulação. Uma longa conversa sua com o historiador Simon Schama foi publicada pela revista do "Financial Times".
Cameron também concede em média duas pequenas coletivas por mês e vai toda quarta ao Parlamento, onde responde a questões dos deputados por 30 minutos.
Na Argentina o quadro é muito diferente. A presidente Cristina Kirchner está em guerra contra as principais empresas de comunicação.
Ela não concede entrevistas coletivas e costuma driblar a intermediação de jornalistas com pronunciamentos em cadeia nacional e por meio de YouTube e Twitter. Eventualmente fala a meios oficiais ou pró-governo no final de eventos. Há quatro meses, deu uma entrevista à revista alemã "Der Spiegel".
(ANDREA MURTA, VAGUINALDO MARINHEIRO, GUSTAVO HENNEMANN)


Texto Anterior: Dilma evitará ataque público à imprensa
Próximo Texto: Bandeira: Cai regra sobre presença de presidente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.