São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula e Serra intimidam mídia, diz Marina

Verde afirma que tucano "pede a cabeça de jornalistas", enquanto presidente coloca críticas "de forma infeliz"

Candidata citou Dilma ao dizer que, quando ministra, mandou a PF investigar "todas" as denúncias ambientais

FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO

Marina Silva (PV) subiu ontem o tom contra as campanhas adversárias e criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rival na luta pelo Planalto José Serra (PSDB) por, segundo ela, tentarem intimidar a imprensa.
"Existem duas formas. Uma é aquela que vem a público e coloca de forma infeliz uma série de críticas. E outra é aquela que, de forma velada, tenta agredir jornalistas, pedir cabeça de jornalista".
Ao ser questionada a quem se referia, Marina citou apenas Serra. "Olha, vocês têm reclamado muito de que o governador Serra, nos últimos dias, tem ficado nervoso quando fazem alguma pergunta que ele não gosta."
Quando indagada sobre como Serra estaria constrangendo a imprensa, a candidata verde foi evasiva.
"Eu tenho visto relatos de pessoas que cobrem as campanhas, de que existem momentos, quando são feitas perguntas que não são consideradas agradáveis, há uma atitude, às vezes, de intimidação dos jornalistas. Eu ouço esses relatos", reiterou.
Marina Silva evocou ainda a ética e a justiça como premissas para que a imprensa seja livre. "O respeito pela democracia e pela liberdade de imprensa é permitir que a informação circule e estar sempre atento para que circule com critério ético e de justiça", afirmou.
Em Guarulhos (SP), onde fez uma caminhada, a candidata verde respondeu a Dilma Rousseff (PT) que, no debate da TV Record no domingo, se irritou com uma pergunta dela sobre o que pretende fazer para evitar que problemas de corrupção no governo se repitam.
Na ocasião, Dilma emendou: "As mesmas providências tomadas por você como ministra". A candidata petista se referia a investigações da Polícia Federal no Ministério do Meio Ambiente quando Marina cuidava da pasta, no governo Lula.
"Quem acompanhou minha passagem pelo ministério sabe que tomei providências de todas as denúncias, encaminhando-as à Polícia Federal", afirmou.
"Não é a toa que 125 funcionários do Ibama foram presos envolvidos em crimes ambientais, 1.500 empresas foram desconstituídas e eu criei um sistema transparente de desmatamento. Quando quiseram revogá-lo, pedi para sair do governo".
Marina avaliou o aumento no tom dos adversários contra ela na campanha como uma compreensão do crescimento verde nas pesquisas.
"Tanto a Dilma quanto o Serra não têm mais como ignorar que estou no páreo para o segundo turno. E podem mostrar que pararam de ignorar fazendo algumas perguntas mais incisivas".


Texto Anterior: Folha fez cobertura jornalística crítica de Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.