São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aliado de verde declara voto em Serra no 2º turno

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Um dos principais colaboradores da candidata do PV à Presidência, Marina Silva, o cineasta Fernando Meirelles disse ontem à Folha que votará em José Serra (PSDB) num eventual segundo turno contra Dilma Rousseff (PT).
Ele defendeu a alternância de poder no país e acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de tentar "aniquilar" a oposição e a imprensa.
"Infelizmente, neste final de mandato, o presidente tem visto a oposição e a imprensa como inimigos a serem aniquilados, e não como forças que representam uma parte da sociedade e que devem ser tratadas como tal."
O cineasta reafirmou o apoio a Marina e disse não saber quem ela apoiaria num embate direto entre os rivais. Atribuiu sua opção por Serra num eventual segundo turno mais à possibilidade de mudança do que às qualidades do tucano, que classificou apenas como bom gestor.
Ele acusou a administração petista de investir pouco no ensino público. "Minha avaliação baixa deste governo é principalmente pelo total descaso dado a qualidade da educação", afirmou.
Ao responder se estava entre os 4% que consideram o governo ruim ou péssimo, segundo o Datafolha, ele disse se situar entre os que avaliam a gestão como regular (17%). E atribuiu a aprovação maciça (78%) à economia.
"Sou um eleitor diferente, porque minha vida está resolvida. Mas o país está crescendo, tem emprego, é normal essa popularidade."
Meirelles acrescentou que, numa disputa imaginária entre Lula e Dilma, votaria na ex-ministra por considerá-la "mais administradora".
O diretor disse estar animado com o crescimento de Marina nas últimas pesquisas -ela tem agora 14% das intenções de voto, segundo o Datafolha. De acordo com ele, a aliada já será vitoriosa e "sairá maior da eleição" caso mantenha o índice atual.

INDEFINIÇÃO
Ele disse ter questionado Marina sobre quem ela apoiaria num segundo turno entre Dilma e Serra, sem obter resposta. "Já perguntei duas vezes, e ela sempre diz que vai ao segundo turno."
Para Meirelles, a resposta demonstra confiança e ajuda a motivar aliados e eleitores da candidata do PV.
Ele não quis arriscar um palpite sobre a eventual decisão da aliada. Ponderou que seu partido tem ligações com o PSDB no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas que ela mantém "muitos amigos" no PT, o que poderia prejudicar um entendimento com Serra.
O cineasta foi uma das primeiras celebridades a declarar apoio a Marina e colabora ativamente com sua campanha. Ele idealizou os primeiros programas da candidata no horário eleitoral gratuito e escreveu o prefácio de sua biografia autorizada.
Meirelles conversou com a reportagem em encontro casual no Aeroporto de Congonhas, após chegar de viagem ao Rio de Janeiro. Complementou a entrevista mais tarde, por e-mail.
Ele disse ter se afastado da campanha nas últimas semanas por compromissos particulares, mas aprovou as últimas participações de Marina em debates e entrevistas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Para Vannuchi, imprensa não é imparcial na eleição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.