São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2011

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mercado em cima da hora

Lucro da Vale sobe 55% e vai a R$ 10,3 bi

Preços mais altos do minério de ferro e demanda elevada da China, seu principal cliente, impulsionam resultado

País asiático respondeu por 31% das vendas da mineradora no 2º tri; receita avança 35% e atinge R$ 25,6 bi

PEDRO SOARES
DO RIO

Apesar da freada da economia global, a Vale se beneficiou no segundo trimestre de preços mais altos do minério de ferro e do desempenho favorável da China, seu principal cliente. O resultado foi um lucro recorde para o período, de R$ 10,275 bilhões -alta de 55% em relação ao segundo trimestre de 2010.
Na comparação com o primeiro trimestre, houve queda de 9% no lucro. O motivo da retração foi que o resultado do início deste ano havia sido inflado pela entrada de recursos referentes à venda das operações de alumínio da Vale para a norueguesa Norsk Hydro.
Analistas esperavam, no entanto, um recuo maior do lucro no segundo trimestre -eles previam ganho entre R$ 9 bilhões e R$ 9,5 bilhões.
A Vale ressaltou que o crescimento "global se desacelerou", mas que os preços de minerais e metais "permaneceram elevados" em razão de estoques em níveis "normais" e do "crescimento robusto da demanda na Ásia emergente [leia-se, China]".

TERREMOTO
Tal cenário, diz a mineradora, compensou o terremoto que paralisou a indústria no Japão -outro grande cliente da mineradora- e a perda de ritmo da siderurgia global, setor que mais compra da Vale.
Puxada pelas vendas para a China, a receita da Vale cresceu 35% ante o segundo trimestre de 2010 e atingiu R$ 25,6 bilhões.
Em relação ao primeiro trimestre, houve expansão de 8,7%. A cifra também é recorde para o segundo trimestre do ano.
No período, as exportações da Vale cresceram 66% em valor. Sozinha, a China absorveu 31% do total de vendas da mineradora. O Brasil foi o segundo principal mercado da companhia, com participação de 18%.
"A demanda por minério de ferro de qualidade segue em alta e a China continua sendo a locomotiva das vendas da Vale", afirma Pedro Galdi, analista da SLW.
O especialista diz que a alta dos preços do minério de ferro -corrigidos desde o ano passado a cada trimestre- assegurou à companhia o crescimento de faturamento e lucro.


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