São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma diz "repudiar" monitoramento dos meio de comunicação

Petista foi questionada sobre a criação de conselhos estaduais; MG e RJ têm propostas

DE BRASÍLIA
DO ENVIADO A MONTES CLAROS
DO RIO

A candidata Dilma Rousseff (PT), disse ontem ser contra o monitoramento da mídia, após ser questionada sobre a iniciativa de Estados de discutir a criação de conselhos para tutelar e fiscalizar meios de comunicação.
"Eu repudio o monitoramento de conteúdo editorial, acho que isso não pode se criar no Brasil", afirmou, apesar de a proposta de criação do conselho no Ceará ser de iniciativa do PT.
Além disso, a resolução sobre as diretrizes para o programa de governo da candidata, aprovado pelo 4º Congresso Nacional do PT, em fevereiro, previa medidas que levassem em conta as resoluções aprovadas na Confecom (Conferência Nacional de Comunicação). As medidas trazem proposta de controle, fiscalização e monitoramento de meios de comunicação.
O texto chegou a ser apresentado em julho à Justiça Eleitoral como programa de governo da candidata, mas teve esse ponto suprimido.
"O único controle que eu proponho é o controle remoto na mão do telespectador, que muda de canal quando não gosta. Eu acredito que a liberdade de imprensa é um valor fundamental numa democracia", disse Dilma.

PROJETOS
Seguindo o exemplo de Ceará, Bahia, Alagoas e Piauí, deputados de Minas e do Rio apresentaram projetos para criação de conselhos para monitorar a mídia.
A Assembleia de Minas analisa projeto apresentado na terça-feira pelo deputado Carlin Moura (PC do B).
O conselho teria natureza "deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora".
Moura disse que seu projeto não cerceia a imprensa.
No Rio, o deputado Paulo Ramos (PDT) apresentou anteontem sua proposta.
A ideia, diz ele, é convidar representantes de organizações sociais, do Ministério Público, do Executivo e jornalistas para proteger a sociedade dos abusos de alguns veículos.


Texto Anterior: Outro lado: Candidato do PT-RJ e Dilma negam encontro
Próximo Texto: Sociólogos acreditam que a campanha teve falsa polarização
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.