São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula bate recorde de viagens pelo país em 2010

Por eleição de Dilma e despedida do Planalto, presidente ficou 106 dias fora de Brasília

EDUARDO SCOLESE
EDITOR-ASSISTENTE DE PODER

Ao investir pesado na eleição de Dilma Rousseff e incluir na agenda uma série de eventos de despedida do Planalto, o presidente Lula bateu seu recorde de viagens nacionais em 2010.
Com as visitas que fará hoje ao Ceará e à Bahia, as últimas em seus oito anos de mandato, Lula completará 670 dias em deslocamentos pelo país, sendo 106 deles apenas neste ano.
Até então, a maior série havia ocorrido em 2008, com 98 dias de agendas nacionais fora de Brasília. Em 2006, quando priorizou as viagens de campanha, o petista teve apenas 74 dias em deslocamentos oficiais pelo Brasil.
Mas foi mesmo em 2010 que o Aerolula voou como nunca, em especial no segundo semestre.
Nesses seis meses, Lula criou as chamadas "agendas casadas", com eventos oficiais durante o dia e comícios de campanha à noite ao lado de sua candidata à sucessão.
O volume de viagens também avançou por conta dos eventos de despedida do Planalto. Só em dezembro foram 16 dias fora de Brasília.
Entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, a vantagem do petista é folgada, segundo levantamento da Folha em dados da Presidência e do Instituto FHC.
Enquanto o tucano cumpriu 407 dias em viagens nacionais, o petista atingiu 670, o equivalente a pouco mais de 22 meses em inaugurações, lançamento de obras, visitas a exposições ou apenas para ter contato com a população ou se afastar de crises de Brasília.
Na distribuição regional dos deslocamentos, porém, Lula e FHC estão próximos. Ambos privilegiaram o Sudeste, colocaram o Nordeste logo atrás e deixaram Norte e Centro-Oeste na rabeira.


Texto Anterior: Concurso do Itamaraty terá cotas raciais
Próximo Texto: Mídia: Presidente elogia a distribuição de verba publicitária do governo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.