São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em Portugal, Lula dedica título a "irmão"

VAGUINALDO MARINHEIRO
ENVIADO ESPECIAL A COIMBRA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, chorando, que irá dedicar a José Alencar o título de doutor honoris causa que receberá hoje de manhã da Universidade de Coimbra.
"É fácil falar das pessoas depois que morrem, porque todo mundo fica bom depois que morre.
Mas o José Alencar era bom em vida", disse, ao lado da presidente Dilma, que está em Portugal para assistir à sua titulação.
A morte fez a presidente encurtar a viagem. Ela voltaria na noite de hoje, agora irá depois do almoço.
"Foi uma grande honra ter convivido com o José Alencar. É uma daquelas pessoas que vão deixar uma marca indelével na vida de cada um", afirmou Dilma.
Lula disse que Alencar foi um dos grandes responsáveis por sua vitória em 2002. "Todo mundo sabe que eu perdi muitas eleições no Brasil. Eu tinha 30%, 32%, 34% dos votos, e eu precisava encontrar o restante. Encontrei o restante no José Alencar."
O ex-presidente afirmou que tinha uma relação de "irmão" com o vice. E revelou que Alencar chegou a consultá-lo sobre a decisão de parar ou não de tomar os remédios que ajudavam a mantê-lo vivo. "Eu era favorável que ele parasse de tomar, que vivesse da forma mais prazerosa possível. Ele também desejava assim."
Antes de receberem a notícia, Dilma e Lula negaram qualquer divergência entre eles, versão que passou a circular após o ex-presidente não comparecer ao jantar oferecido por ela ao presidente norte-americano Barack Obama.
Eles se abraçaram e se beijaram quando se encontraram no hotel e depois jantariam juntos.
Questionado se usaria o jantar para acertar os ponteiros com Dilma, Lula disse: "Não há ponteiros a acertar".

Colaborou LUÍSA BELCHIOR, enviada especial a Lisboa


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Como será o velório
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.