São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REFORMA POLÍTICA

Comissão do Senado aprova uso de lista fechada para voto do Legislativo

DE BRASÍLIA - A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira, por 9 votos a 7, a adoção de listas fechadas no sistema eleitoral brasileiro. Se a proposta for aprovada nos plenários da Câmara e do Senado, os eleitores passarão a votar em partidos, e não mais em candidatos.
Pelo modelo, cada legenda elabora uma lista com os seus indicados que vão ocupar vagas obtidas nas eleições proporcionais -de deputado federal, estadual e vereadores. O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda no pleito.
A comissão manteve o atual sistema proporcional ao derrotar a adoção do voto distrital. Como não houve consenso na semana passada, desta vez os senadores votaram nos três sistemas que tiveram apoio da maioria dos integrantes.
A proposta representa uma vitória do PT, que defendeu o sistema durante as discussões na comissão. O PSDB se absteve na votação, depois de defender a aprovação do voto distrital com listas fechadas.


Texto Anterior: Incra: Invasões impulsionaram reforma agrária, afirma presidente do Incra
Próximo Texto: Araguaia: Ministério Público realiza apreensões em residências de major
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.