São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

O medo é azul

A demonstração de força do PT de São Paulo, que soube aproveitar uma combinação de circunstâncias para emplacar o deputado estadual Rui Falcão na presidência do partido, foi recebida com alarme pelos tucanos, mergulhados em guerra civil no Estado.
A um ano e meio das eleições municipais, o mapa paulista mostra o PSDB com dificuldades para manter suas principais prefeituras no interior -e carente de lideranças emergentes que lhe permitam tomar postos do adversário. Na capital, o partido não dispõe de nome competitivo -afora o relutante José Serra- e terá de enfrentar, além do exército vermelho, as forças do prefeito e ex-aliado Gilberto Kassab (PSD).



Avante! Frase final da resolução examinada ontem pelo Diretório Nacional do PT: "Uma grande vitória em 2012 será fundamental para o avanço da hegemonia democrática e popular".

Conta outra De um dirigente petista que foi voto vencido na refiliação do tesoureiro do mensalão: "Se o Delúbio gostasse tanto assim do PT, teria esperado pelo julgamento do Supremo".

O príncipe Recém-chegado de Londres, José Dirceu estava quietinho, ontem, na reunião do Diretório Nacional, quando foi abordado por um correligionário e suspirou: "Eu deveria ter ficado para o casamento...".

Tudo bem Na contramão das preocupações tucanas, Barros Munhoz (PSDB), presidente da Assembleia paulista, defende Falcão, que acumulará a secretaria da Casa. "Não há problema. Ele não mistura tarefa administrativa com política".

Excludentes Sem prejuízo da manifestação de força do PT-SP, outro fator contribuiu para inviabilizar Humberto Costa como candidato ao comando da sigla: o senador deixou claro que já se movimenta para disputar o governo de Pernambuco em 2014. No entender de dirigentes, um projeto majoritário seria incompatível com o exercício da presidência.

Trabalhista 1 A exemplo de Lula, Dilma avisou as centrais sindicais que não participará das festas do Dia do Trabalho, marcadas para amanhã em São Paulo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) confirmaram presença.

Trabalhista 2 Na esteira das comemorações do 1º de Maio, Geraldo Alckmin anunciará abertura de frentes de trabalho para moradores de rua. A ideia é absorvê-los em serviços de limpeza e conservação urbana mediante pagamento de bolsas. A medida atende pleitos da UGT e Força Sindical.

Alto nível Chefe da Casa Civil de Alckmin, Sidney Beraldo descreve como positiva a conversa que teve com Guilherme Afif quando foi comunicá-lo da substituição na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Ele será prestigiado e continuará colaborando com o governo".

Dois cenários Para evitar constrangimento na transição, Paulo Alexandre Barbosa, substituto de Afif, não terá solenidade de posse. Pilotará a pasta a partir de hoje, quando será publicada sua nomeação. Já Rodrigo Garcia, nome do DEM para o Desenvolvimento Social, assume segunda em evento festivo no Bandeirantes, com direito a caravanas de prefeitos e deputados "demos".

Abrigo Derrotado em sua tentativa de obter novo mandato na Câmara, o ex-deputado federal Fernando Chucre (PSDB-SP) vai chefiar a Unidade de Gerenciamento para Recuperação da Serra do Mar, ligada à Secretaria de Meio Ambiente.


com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Não há tema que eu tenha encaminhado no PT sem a orientação do presidente Lula."
DE FRANCISCO ROCHA, O ROCHINHA, coordenador da tendência majoritária do partido, refutando a ideia de que Rui Falcão teria sido escolhido para substituir José Eduardo Dutra no comando da sigla à revelia de Lula.

contraponto

Nunca se sabe

Refratário à proposta de reajustar os valores pagos pelo Brasil ao Paraguai pela energia de Itaipu, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) esqueceu de votar contra o parecer da colega Gleisi Hoffmann (PT-PR), defensora do acordo. O tucano foi alertado pelo líder governista, Romero Jucá (PMDB-RR):
-Você precisa se manifestar, ou então ficará subentendido que acompanha o voto da relatora.
Um assessor presente à reunião comentou:
-Vai ver o senador mudou de opinião...


Próximo Texto: Cúpula do PT aprova a volta de Delúbio por 60 votos a 15
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.