São Paulo, sábado, 30 de abril de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Para Temer, classe média deve ser foco do governo

Vice-presidente diz que pobres já integram programas de assistência

Peemedebista está em Roma para beatificação do papa João Paulo 2º; ele viaja com Chalita, que se filiará ao PMDB

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Depois de a oposição se engalfinhar com a sugestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que é preciso priorizar a nova classe média, ontem foi a vez do vice-presidente Michel Temer (PMDB) dizer que esse segmento tem de ser uma prioridade para o governo.
"Não se trata de esquecer os pobres, é claro. Mas eles já têm programas de assistência. Assim, identifico essa gente toda que ascendeu socialmente como um público a ser atendido, provavelmente com ainda maior incremento no ensino técnico", disse Temer à Folha em Roma, onde representa o Brasil na beatificação do papa João Paulo 2º amanhã.
Quando sugeriu em artigo a prioridade, FHC falou que a oposição teria de deixar o "povão" de lado. Embora explicasse que o "povão" era uma massa já cooptada pela rede assistencial ampliada no governo Lula, a expressão levou à interpretação de que FHC fora elitista.
Temer afirmou que o governo já vê essa classe de forma mais coesa, "reivindicando socialmente".
Sobre a relação PMDB-PT, disse que a condução da partilha da Funasa (PT na cabeça, mas PMDB mandando em Estados) mostra que as "coisas estão indo bem".
O vice-presidente aponta arestas a serem vencidas para agradar o PMDB do Senado, que quer encaixar José Maranhão (PB) e Hélio Costa (MG) em algum cargo.
Em plena lua de mel política, Temer convidou o deputado Gabriel Chalita (SP) para acompanhá-lo na viagem a Roma como acompanhante da delegação brasileira.
Chalita é ligado ao movimento conservador católico Renovação Carismática. O deputado, que deixa o PSB pelo PMDB em 28 de maio, viajou por conta própria.


Texto Anterior: Petróleo: Petrobras prevê investir US$ 73 bi no pré-sal de Santos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.